Centrão oficializa apoio à pré-candidatura de Alckmin

Partidos que compõem o chamado Centrão, formado por DEM, PP, PRB, PR e Solidariedade, oficializaram nesta quinta-feira (26 ) apoio à pré-candidatura do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República. O nome do vice-presidente continua sem definição. O assunto permanece em reuniões internas com lideranças dos partidos e o presidenciável, em Brasília.

O bloco aguarda resposta definitiva ao convite feito ao empresário Josué Gomes (PR), filho de José Alencar, vice-presidente do governo Luiz Inácio Lula da Silva, morto em 2011, vítima de câncer. Ao ser questionado sobre o vice, Alckmin voltou a dizer que “não está com pressa” e que tem até o dia 4 de agosto, dia da convenção nacional dos tucanos, para definir um nome.

Por enquanto, a certeza dada pelo presidenciável é que o vice não virá de São Paulo. Além de Josué, nomes de outras siglas do bloco foram discutidos. O Solidariedade, por exemplo, sugeriu para compor a chapa o ex-deputado e ex-ministro Aldo Rebelo (SP), e o PP queria a cadeira para o empresário Benjamin Steinbruch.

Ao discursar e agradecer o apoio do Centrão, Alckmin lembrou a campanha de 2006, quando foi derrotado por Lula no segundo turno. Disse que, desta vez, se sente mais maduro para a disputa e lembrou que não é um momento fácil. “Quem assumir em 1º de janeiro enfrentará mais um ano de déficit primário”, destacou. Ele acrescentou que, além disso, o país tem mais de 13 milhões de pessoas desempregadas e enfrenta o “ drama da segurança pública”, segundo a Agência Brasil.

“O caminho não é nem autoritarismo, nem populismo, mas a democracia”, disse o tucano, que prometeu focar seu governo na geração de emprego e renda.

Em carta, Rodrigo Maia anuncia que desiste de concorrer à Presidência

Em uma carta, lida  pelo líder dos Democratas, ACM Neto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia  (DEM-RJ), oficializou sua desistência de concorrer à Presidência da República.

Maia está nos Estados Unidos para não se tornar inelegível durante a ausência de Michel Temer (MDB). ACM leu a carta durante o início da coletiva organizada pelos partidos do Centrão para oficializar o apoio do bloco à candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB).

“Agradeço apoio na tentativa de consolidar minha candidatura à Presidência”, disse Maia na carta. “A biografia de Alckmin saberá honrar projetos e anseios que nossas legendas reúnem”, emendou. “Arquivo momentaneamente a pretensão presidencial”, afirmou. Por fim, Maia afirmou que será candidato à reeleição a deputado federal.

Foto: Congresso em Foco

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.