Ataque hacker derruba sistemas de empresas em todo o mundo

Um ataque virtual massivo afetou empresas nos Estados Unidos, China, Rússia, Itália, Inglaterra, Espanha, Portugal, Vietnã, Brasil entre outros. As redes tiveram os computadores ‘sequestrados’ por um tipo de vírus e os hackers exigem um resgate para liberar os sistemas. No Brasil, a sede brasileira da Telefônica/Vivo, em São Paulo, o Tribunal de Justiça de São Paulo, o Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo e o Ministério Público do Estado de São Paulo estão entre os afetadas.

Além de companhias (Vodafone, KPMG, Telefonica), o serviço de saúde britânico NHS também foi atingido por criminosos virtuais, de acordo com informações da agência Reuters. Ainda segundo a agência, o sistema de saúde do Reino Unido está respondendo aos ataques e, por conta dessa situação, diversos hospitais ao redor do país cancelaram consultas e atendimentos. Um porta-voz da NHS Digital, a divisão do NHS responsável por questões de tecnologia fez a seguinte declaração à Reuters: “Estamos cientes de um incidente de cibersegurança e estamos trabalhando em uma resposta.”

Esse tipo de ataque é chamado ransomware, já que os criminosos infectam as máquinas e demandam um resgate para “liberar” os dados bloqueados. Alguns relatos dão conta de que os malwares estão cobrando US$ 300 para liberar cada um dos computadores sequestrados e pedem o pagamento em bitcoin.

Na rede social Twitter, vários usuários compartilharam imagens de suas telas de computadores após o sequestro. De acordo com relatos, o malware chega por e-mail e afeta, até então, apenas computadores com o sistema operacional Windows.

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.