Bolsonaro exonera Vélez e anuncia Weintraub como sucessor

O presidente Jair Bolsonaro anunciou nesta segunda-feira, 8, a demissão do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez. O anúncio foi feito pelo Twitter, onde o presidente agradeceu Vélez “pelos serviços prestados”. Comunico a todos a indicação do Professor Abraham Weintraub ao cargo de Ministro da Educação. Abraham é doutor, professor universitário e possui ampla experiência em gestão e o conhecimento necessário para a pasta. Aproveito para agradecer ao Prof. Velez pelos serviços prestados.”

Vélez foi recebido por volta das 10h no Palácio do Planalto. A demissão dele era dada como praticamente certa desde a sexta passada, quando Bolsonaro declarou à imprensa que a gestão de Vélez não estava funcionando bem no Ministério da Educação.

O ex-ministro vinha sofrendo críticas pela maneira como conduzia a Educação e por algumas medidas polêmicas como a gravação de crianças cantando o Hino Nacional nas escolas com o envio dos filmes ao governo federal.

Já Weintraub, homem de confiança do ministro Onyx Lorenzoni, é economista, professor da Universidade Federal de São Paulo, e atuava como secretário-executivo da Casa Civil, sob o comando de Onyx. Ele assume no lugar do colombiano Ricardo Vélez.

É a segunda troca de ministro em três meses de governo. Anteriormente ele havia substituído Gustavo Bebbiano pelo general Floraino Peixoto Neto na Secretaria-geral da Presidência.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.