Coreia do Norte lança míssil no Mar do Japão

A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (4) que testou com sucesso um míssil balístico intercontinental (ICBM), “capaz de alcançar qualquer parte do mundo”. A emissora estatal “KCTV” informou o míssil novo, batizado como Hwasong-14, alcançou uma altura máxima de 2.802 km e percorreu 933 km em 39 minutos e caiu no Mar do Japão.

No anúncio, realizado pela locutora Ri Chun-hee, responsável por dar as notícias mais importantes do regime, explicou que o líder norte-coreano, Kim Jong-un, deu pessoalmente a ordem para lançar o projétil.

O canal exibiu imagens da ordem de Kim Jong-Un, com data de segunda e escrita a mão, na qual o dirigente determina o teste.

“A República Popular Democrática da Coreia [nome oficial do país] tornou-se uma potência nuclear imponente com o mais poderoso dos ICBM capaz de atingir qualquer parte do mundo”, disse a apresentadora.

“O teste com êxito de um ICBM é um avanço maior na história de nossa república”, completou a emissora.

O teste seria um grande avanço dentro do programa armamentístico norte-coreano, que pretende desenvolver mísseis ICBM capazes de equipar bombas nucleares e alcançar o território americano.

Os Estados Unidos e a Rússia afirmam, no entanto, que o dispositivo se trata de um míssil de alcance médio. Ambos os países garantem que o teste não colocou em risco seus territórios.

Anteriormente, a Coreia do Sul informou que a Coreia do Norte lançou um novo míssil balístico, a partir de uma localidade de Banghyon, província de North Pyongan, por volta das 9h40.

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou a atitude de Pyongyang em seu Twitter. “Esse cara nãoi tem mais nada de melhor para fazer da vida?”, questionou, a respeito de Kim Jong-Un.

Já a Rússia seguiu o teste do míssil norte-coreano realizado na noite da terça-feira (4) e os dados à disposição do Ministério da Defesa russo detalham que se trata de um míssil de médio alcance.

“Os parâmetros de voo mostram que o míssil tem caraterísticas de médio alcance”, afirmaram autoridades russas. Segundo os dados do ministério russo, o míssil voou cerca 510 km e atingiu a altitude de 535 km.

“O lançamento foi efetuado na direção oposta das fronteiras russas e e, por isso, não representou perigo para a Rússia”.

Anteriormente a Coreia do Norte havia anunciado o teste bem-sucedido de um míssil balístico intercontinental, o que permite ao país “atacar qualquer parte do mundo”. Com informações do Sputnik News e G1

Foto twitter @chadocl

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.