Deputados gaúchos tomam posse e elegem novo presidente

A Assembleia Legislativa realizou sessão solene para a posse dos 55 deputados eleitos e a instalação da 55ª Legislatura (01/02/2019-31/01/2023). Na ocasião, também houve a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. Indicado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conforme acordo pluripartidário firmado entre as bancadas, o deputado Luis Augusto Lara será o 67º presidente do parlamento gaúcho desde 1935, data em que o Poder Legislativo do Estado passou a se chamar Assembleia Legislativa.

A sessão solene de instalação da nova Legislatura, dirigida pelo presidente do Parlamento, deputado Marlon Santos (PDT), iniciou-se com a execução do Hino Nacional. Logo após, os 55 deputados eleitos prestaram o compromisso regimental, conforme o artigo 7º do Regimento Interno da Assembleia Legislativa:  Então, o presidente declarou empossados os 55 parlamentares e instalada a 55ª Legislatura.

A seguir, Marlon Santos fez seu pronunciamento de despedida na tribuna e, após, ocorreu a eleição da Mesa Diretora, que recebeu 49 votos favoráveis e cinco contrários, em votação nominal, registrada no painel eletrônico. Eleita a Mesa Diretora, os trabalhos passaram a ser conduzidos pelo novo presidente, Luís Augusto Lara. Em discurso, ele assegurou que está acertado com os próximos três presidente para implantação de políticas de estado, com uma gestão compartilhada. Diz que adotará planejamento estratégico para otimizar recursos financeiros e de pessoal e que todos são responsáveis pela administração estadual e por enfrentar a crise financeira.

Dos 55 deputados que tomaram posse, 27 já são parlamentares da Casa. As demais 28 vagas da 55ª Legislatura serão ocupadas por novos nomes, o que representa uma renovação de 50,9%, percentual superior ao registrado nas eleições de 2014 e 2010, quando a renovação chegou a 40%. O número de representações partidárias aumentou de 13 para 17 (a Legislatura atual iniciou com 15 bancadas, mas diminuiu para 13 ao longo do tempo, com as mudanças de composição).

Lista dos deputados gaúchos que tomaram posse:

PT – Edegar Pretto, Fernando Marroni, Jeferson Fernandes, Luiz Fernando Mainardi, Pepe Vargas, Sofia Cavedon, Valdeci Oliveira e Zé Nunes

MDB – Edson Brum, Fábio Branco, Gabriel Souza, Gilberto Capoani, Juvir Costella, Sebastião Melo, Tiago Simon e Vilmar Zanchin

PP – Adolfo Brito, Ernani Polo, Frederico Antunes, Professor Issur Koch, Sérgio Turra e Silvana Covatti

PTB – Aloísio Classmann, Dirceu Franciscon, Elizandro Sabino, Kelly Moraes e Luis Augusto Lara

PDT – Eduardo Loureiro, Gerson Burmann, Juliana Brizola e Luiz Marenco

PSDB – Luiz Henrique Viana, Mateus Wesp, Pedro Pereira e Zilá Breitenbach

PSL – Capitão Macedo, Ruy Irigaray, Tenente-coronel Zucco e Vilmar Lourenço

PSB – Dalciso Oliveira, Elton Weber e Franciane Bayer

PRB – Fran Somensi e Sérgio Peres

PR – Airton Lima e Paparico Bacchi

DEM – Doutor Thiago e Eric Lins

NOVO – Fábio Ostermann e Giuseppe Riesgo

PSOL – Luciana Genro

PSD – Juliano Franczak (Gaúcho da Geral)

PPS – Any Ortiz

SOLIDARIEDADE – Neri, o Carteiro

PODEMOS – Rodrigo Maroni

Luís Augusto Lara será o 67º presidente do Parlamento gaúcho

Na tarde desta quinta-feira, durante Sessão Solene de Posse da 55ª Legislatura, ocorreu também a eleição e a transmissão de cargos da nova Mesa Diretora. O deputado Luís Augusto Lara será o 67º presidente do Parlamento gaúcho desde 1935 (data em que o Poder Legislativo do Estado passou a se chamar Assembleia Legislativa). Lara foi indicado pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conforme acordo pluripartidário firmado entre as bancadas.

Luís Augusto Barcellos Lara, 50 anos (19/10/1968), é natural de Bagé. Irá para o sexto mandato na Assembleia Legislativa, reeleito com 56.396 votos pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o que o fez o deputado mais votado de sua bancada.

A maior votação foi na sua base eleitoral, Bagé (20.836), na Fronteira Oeste, com presença eleitoral em municípios da região como Dom Pedrito (6.298) e Rosário do Sul (1.611). Registrou muitos votos também em Porto Alegre (2.642) e Pelotas (1.747).

Na Assembleia Legislativa, durante a última legislatura, Lara dedicou-se ao estudo detalhado das fragilidades do orçamento público que resultam na escassez de recursos e, como consequência, na pauperização dos serviços públicos, em especial na saúde, segurança e geração de emprego. Bacharel em direito, fez da Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, que presidiu durante duas oportunidades nos últimos quatro anos, uma trincheira para vasculhar os vazamentos que tornam o orçamento do Estado incapaz de ordenar as receitas e direcionar as despesas para o que é essencial.

Nominata da Mesa Diretora 2019 foi confirmada em eleição durante sessão solene de posse

Titulares

Presidente: Luis Augusto Lara (PTB)
1º Vice-presidente: Zilá Breitenbach (PSDB)
2º Vice-presidente: Vilmar Zanchin (MDB)
1º Secretário: Ernani Polo (PP)
2º Secretário: Edegar Pretto (PT)
3º Secretário: Luiz Marenco (PDT)
4º Secretário: Sérgio Peres (PRB)

Suplentes

1º Suplente de Secretário: Elizandro Sabino (PTB)
2º Suplente de Secretário: Franciane Bayer (PSB)
3º Suplente de Secretário: Paparico Bacchi (PR)
4º Suplente de Secretário: Issur Koch (PP)

Acordo pluripartidário

O Regimento Interno da Casa estabelece que a Mesa Diretora seja eleita para um período de dois anos, mas um acordo pluripartidário vem garantindo, ao longo das últimas legislaturas, o revezamento da presidência entre as quatro maiores bancadas, com um ano para cada presidente. Na 55ª Legislatura, as bancadas que devem ocupar a presidência, além do PTB, são o PP, o MDB e o PT.

Foto Luís Augusto Lara: Vinicius Reis

Foto destaque: Carlos Machado

Fonte: Agência de Notícias ALRS.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.