Militares israelenses começam resgate de vítimas em Brumadinho

Cerca de 130 militares médicos, engenheiros, bombeiros e técnicos de Israel começaram a trabalhar nas primeiras horas de hoje (28) nas operações de resgate na região de Brumadinho, nos arredores de Belo Horizonte (MG). Os israelenses trouxeram equipamentos modernos para rastreamento, com capacidade de captação de imagens e detectores de vozes e ecos.

O chefe da delegação de Israel, disse que a prioridade, neste primeiro momento, é encontrar sobreviventes. O plano é utilizar tecnologia israelense para detectar sinais de aparelhos celulares que permanecem ligados quase quatro dias após a tragédia.

Em coletiva de imprensa, Vach explicou que a equipe sobrevoou nas primeiras horas da manhã. a área onde os rejeitos foram derramados. Após o reconhecimento da região, segundo ele, a delegação terá uma noção completa do que precisa ser feito. Os primeiros homens da comitiva já chegaram às margens do Rio Paraopeba, onde o trabalho com radares será feito.

O avião com os militares e equipamentos de alta tecnologia chegou, na noite deste domingo (27), a Belo Horizonte (MG), 57 horas após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho (MG). O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, colocou equipamentos e recursos humanos à disposição do presidente da República, Jair Bolsonaro, para auxiliar na busca por vítimas. Os soldados, engenheiros e especialistas da equipe foram recebidos pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Golan Vach explicou que entre o aparato trazido estão detectores de celular e radares aquáticos e terrestre. “Trouxemos o melhor que Israel pode oferecer para o povo brasileiro”, afirmou.

O rompimento de uma barragem no município mineiro, na  sexta-feira (25), já causou 60 mortes confirmadas e deixou centenas de desaparecidos. Os governos federal, estadual e municipal trabalham ininterruptamente e em conjunto para reduzir os impactos do desastre.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.