Ministra Cármen Lúcia homologa delação de 77 executivos da Odebrecht

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, homologou nesta segunda-feira (30) as 77 delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht, maior empreiteira do país.   Com isso, os depoimentos prestados passam a ter validade jurídica e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pode começar a trabalhar nos pedidos de investigação ao STF dos fatos relatados na colaboração que é considerada a principal da Lava Jato, com poder de atingir figuras centrais da política, em especial do governo Temer.

Os depoimentos, no entanto, vão seguir sob sigilo. Cármen Lúcia decidiu homologar os termos no recesso do Judiciário, sendo que cabe à Presidência responder pelos casos urgentes. O caminho foi aberto na semana passada, quando Janot pediu urgência para a homologação após a morte do ministro Teori Zavascki, que era o relator da Lava Jato.

A ministra, segundo interlocutores, considerou que a homologação representaria uma homenagem ao trabalho do ministro, que chegou a interromper as férias e determinou que auxiliares se dedicassem aos trabalhos para confirmar as delações. Na semana passada, Cármen Lúcia autorizou que os juízes auxiliares de Teori devem prosseguimento aos procedimentos para homologação, quando foram ouvidos os 77 delatores, em audiências, para confirmar se falaram de forma espontânea.

Na sexta-feira (27) os juízes auxiliares do gabinete do ministro Teori Zavascki concluíram as audiências. A presidente do Supremo trabalhou no final de semana no STF em contato com o juiz Márcio Schiefler, braço direito de Teori na condução da Lava Jato na Corte.

– Veja mais em: http://www.jurinews.com.br/ministra-carmen-lucia-homologa-delacao-da-odebrecht#sthash.1sdZH47Q.CBBQz4a7.dpuf

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.