PAULO GUEDES APRESENTA REFORMA TRIBUTÁRIA COM TRÊS PILARES

Com a aprovação da Reforma da Previdência pela Câmara dos Deputados, o governo federal avança em outros projetos importantes para a reestruturação econômica do Brasil. O Ministério da Economia vai propor a Reforma Tributária, baseada em três pilares: alterações no imposto de renda, contribuição previdenciária sobre movimentações financeiras e imposto único sobre consumo e serviços. O texto será apresentado na próxima semana pelo ministro da pasta, Paulo Guedes.

Durante evento do BTG Pactual, em São Paulo, Guedes afirmou que “vai simplificar radicalmente tudo o que tiver que simplificar”. O governo avalia ajustar a faixa do Imposto de Renda apenas pela inflação. Guedes defende a redução de alíquotas e o fim das deduções com despesas de Saúde e Educação. “Vamos ampliar as isenções e, em contrapartida, acabar com as deduções. Fica todo mundo em casa juntando papelzinho de dentista, papelzinho de médico. Você hoje bota uma alíquota de 27,5%. O pobre vai no sistema social (SUS) e depois não recebe reembolso nenhum. É injusto”, justificou o ministro. A correção da tabela do IR é a proposta do governo mais bem-vista pelos especialistas, porque vai corrigir uma perda antiga da renda dos contribuintes.

A União também propõe unificar tributos federais sobre bens e serviços em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Guedes adiantou que um terceiro ponto seria criar um tributo sobre movimentações financeiras. A ideia inicial é de que esse imposto financiaria a mudança do sistema previdenciário para a capitalização, mas será utilizado para compensar a desoneração da folha de pagamento.

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.