Pedidos de falência caem 12,4% no primeiro semestre

Os pedidos de falência caíram 12,4% no acumulado semestral em relação ao mesmo período de 2016, segundo dados com abrangência nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Mantida a base de comparação, as falências decretadas caíram 8,2%, enquanto para os pedidos de recuperação judicial e recuperações judiciais deferidas foram observadas quedas de 26,3% e 24,0%, respectivamente.

Seguindo a tendência esperada pela Boa Vista SCPC, os indicadores seguiram recuando, quando observados pelos valores acumulados em 12 meses. Passado o período de intensa retração da atividade econômica, redução do consumo, restrição e encarecimento do crédito, entre outros fatores, as empresas passam agora a esboçar sinais mais sólidos dos indicadores de solvência, fato que deverá continuar, caso confirmado o cenário econômico mais benigno esperado pelo mercado.

As pequenas empresas, por exemplo, representam cerca de 86% dos pedidos de falências e 90% das falências decretadas. Tanto nos pedidos de recuperação judicial como nas recuperações judiciais deferidas, as pequenas empresas também correspondem ao maior percentual, 90% e 91%, da totalidade de casos, respectivamente.

Na divisão por setor da economia, o setor de serviços foi o que representou o maior percentual nos pedidos de falência (43%), desbancando o setor industrial, que no primeiro trimestre do mês era o setor mais expressivo com 39% dos casos e agora passou para 32%. Com relação à variação dos pedidos de falência, o setor industrial foi o que menos reduziu na comparação dos valores acumulados no ano (em relação ao ano anterior), com queda de 23%. Mantida a base de comparação, o comércio diminuiu em 8% enquanto o setor de serviços caiu 6%.

A série histórica deste indicador se inicia em 2006 e está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/falencias-e-recuperacoes-judiciais

Foto: EBC

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.