Por 6 a 1, TSE rejeita candidatura de Lula

O Tribunal Superior Eleitoral realizou uma sessão extraordinária na noite desta sexta-feira (31) para decidir se Lula, preso desde abril, poderia concorrer à Presidência. Foram julgados os pedidos para barrar a candidatura apresentados desde que ela foi oficializada pelo PT, no dia 15 de agosto. Em seu voto, o relator do processo, o ministro Luis Roberto Barroso, recomendou que o pedido de candidatura do petista fosse indeferido. Enquanto o ministro Edson Fachin discordou do relator, Jorge Mussi, Og Fernandes, Admar Gonzaga, Tarcisio Vieira e Rosa Weber também votaram pela inelegibilidade de Lula.

Após 8 horas de julgamento, TSE também determinou cumprimento imediato da proibição da candidatura, impedindo Lula de aparecer como candidato na propaganda eleitoral. Os ministros ainda suspenderam a sessão durante a madrugada para definir se a sentença deveria incluir a retirada completa da propaganda do PT na TV e no rádio. Os ministros optaram, no entanto, pela proibição da participação de Lula como candidato, o que permite que o candidato a vice Fernando Haddad continue a fazer propaganda.

O PT divulgou nota afirmando que vai usar todos os recursos legais para reverter a decisão e manter Lula candidato. Muito crítica ao TSE, a nota fala até do reajuste de salário dos magistrados.

Além da nota, o PT divulgou na página do partido o primeiro vídeo do programa eleitoral de Lula, acompanhado do título “O vídeo de Lula que Barroso não quer que o Brasil assista”. No voto do relator Luís Roberto Barroso, acompanhado pela maioria dos ministros, o partido fica proibido de fazer campanha por Lula e ganha prazo de 10 dias para trocar a candidatura. A propaganda eleitoral no rádio e na TV dos candidatos a presidente começa neste sábado (1º).

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.