O Brasil refém é o tema da VOTO 133

Ler edição em PDF

Empresário que multiplicou fortuna com dinheiro público e a compra de políticos, Joesley Batista executou em menos de dois meses uma estratégia de salvação que atropelou as reformas e jogou o Brasil na turbulência. Essa trama é o tema de capa da edição 133 da VOTO (maio/junho de 2017). A reportagem refaz os passos do empresário goiano da ascensão à confissão, expõe a repercussão no poder e aponta questões que abalaram a confiança na cruzada anticorrupção.

Para aprofundar a discussão, uma reportagem especial retrata a falência do modelo de democracia representativa brasileiro e as alternativas para de fato prevalecer o interesse da sociedade. Esquemas como o Mensalão e o Petrolão mostram que esta democracia representativa, em vez de fortalecer o cidadão, transformou política em carreira e estatais em balcões de negócios. Sob uma crise de representatividade, o Brasil discute como salvar o regime e evitar que a classe política amplie o abismo em relação ao povo.

Apesar de no momento escrever um sombrio capítulo de sua história, o Brasil ainda inspira crença de futuro. Em entrevista à VOTO, o executivo francês Stéphane Engelhard conta o que aprendeu com o país que o acolheu com uma crise, nos anos 80, e hoje amarga outra. “Eu vejo o potencial deste país”, contou o vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Carrefour.

Uma parte significativa desse futuro está nas mãos das mulheres. No I Fórum A Mulher e o Poder, realizado pela Revista VOTO, as palestrantes mostraram que o respeito à diversidade e a realização do potencial feminino na política e nos negócios é um caminho virtuoso.

Para chegar ao futuro, é útil entender as raízes do colapso do presente a partir do inventário exposto por Aod Cunha e Débora Morsch no Brasil de Ideias, promovido pela Revista VOTO em 17 de março, e perceber o papel do Estado na inovação a partir dos depoimentos da professora Ana Simão, do secretário Fábio Branco e do empreendedor José Renato Hopf no Brasil de Ideias de 27 de abril.

A síntese das ideias dos dois encontros é um dos conteúdos de destaque desta edição da Revista VOTO, ao lado de colunistas que aprofundam as discussões das reformas e seções com a Contraditório, que opõe o relator da reforma trabalhista na Câmara (Rogério Marinho, PSDB-RN) e o presidente da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Germano Siqueira), e a Política de Vida, desta vez protagonizada pelo jornalista José Luiz Prévidi.

*Imagem do editorial por Emmanuel Denauí

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.