União Europeia barra importação de carne brasileira

Em anúncio feito nesta segunda-feira, Comissão Europeia afirmou que negará a entrada de produtos de empresas envolvidas em escândalo de carne na União Europeia. Mais cedo, o governo da Coreia do Sul resolveu proibir temporariamente a comercialização de frango da BRF, responsável pelas marcas Perdigão e Sadia.

O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e o maior exportador. O setor vendeu para mais de 150 países no ano passado e agora se preocupa com os impactos negativos do esquema de venda de carne supostamente adulterada.

China, Coreia do Sul e Chile também anunciaram restrições temporárias a produtos brasileiros. O governo brasileiro e as representações locais dos países foram procurados pelo G1. O Ministério da Agricultura confirmou que as mercadorias brasileiras estão retidas em portos da China.

Seis das 21 unidades investigadas na Operação Carna Fraca exportaram nos últimos 60 dias, afirmou o presidente Michel Temer, no domingo (19), sem dizer os países para os quais se deu a exportação.

Compradores chineses de carne produzida em Santa Catarina pediram explicações para ao menos quatro indústrias que atuam no estado, conforme sindicatos de indústrias da carne de Santa Catarina ao Bom Dia Santa Catarina desta segunda (20).

Embora algumas marcas investigadas pela operação tenham unidades no Oeste de Santa Catarina, estas sedes não foram alvo da ação da Polícia Federal. Ainda assim, entidades ligadas ao setor no estado tentam minimizar os impactos econômicos, sobretudo nas exportações.

O governador Raimundo Colombo ressaltou nesta segunda-feira (20) que a empresa que foi interditada em Jaraguá do Sul é uma filial de uma indústria do Paraná e é um caso isolado. “O restante dos produtos de Santa Catarina estão confirmados com a qualidade de sempre”, disse.

Colombo diz que “todas as unidades de fiscalização estão em campo” e a maior preocupação do estado é comprometer as exportações. “É uma situação extremamente preocupante. Cerca de 15% do nosso PIB é proteína e isso representa milhares de empregos, milhares de família que vivem do setor”, complementa.

Foto: Instituto Liberal

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.