10 sugestões de refúgios no Brasil para aproveitar os feriados de 2023

Por Ju Nakad | @natripdaju
Publicitária e viajante
Colunista da Revista VOTO

2023 é o ano dos feriados prolongados, daqueles ideais para fazer a mala e zarpar. Está na hora de tirar do papel o destino dos sonhos da sua bucketlist e colocá-lo em prática.

Se você ainda não se deu conta disso, é melhor se apressar. A demanda por viagens está altíssima e as passagens, caras, logo, a palavra é PLANEJAMENTO. A maioria dos feriados nacionais deste ano cai numa segunda, quinta ou sexta-feira, uma ótima oportunidade para conhecer um cantinho especial da nossa pátria amada cheia de diversidade de norte a sul.

Alguns destinos do mundo estão fora de controle, abarrotados de turistas carentes por viagem, afinal, os últimos anos foram reprimidos em casa. No Brasil não é diferente, as cidades estarão lotadas, então a minha sugestão é investir em boas hospedagens com foco no atendimento, na hospitalidade e ter um refúgio para descansar depois daquele dia típico de mil atividades. Mesmo que seja um turista eletrizante, acredite, ter uma cama esticadinha com lençóis macios, um quarto perfumado e corredores silenciosos vai lhe dar mais energia para o dia seguinte!

Listei 10 dicas de refúgios no Brasil que, mesmo sendo em algumas cidades populares, têm hotéis mais afastados do burburinho para relaxar e encaixar no seu estilo de viagem caso queira fugir de filas e muita gente. Lembrando que não só de praia vive nosso país, temos um mix perfeito de clima, paisagens, rios, cachoeiras e os mais diversos estilos para agradar a todos.

1. ALTER DO CHÃO – PARÁ | VILA DE ALTER HOTEL BOUTIQUE

Crédito: divulgação

Que tal um mergulho no “Caribe amazônico”, no Pará?  Um destino recheado de roteiros ecológicos, turismo de aventura, pesca artesanal e imersão em comunidades ribeirinhas. Uma viagem que supera o aspecto físico e faz a gente mergulhar não só em belíssimas praias de rio, como também num mundo rico de cores e sabores locais. A dica é se hospedar na Vila de Alter, Pousada Boutique 100% comprometida com o meio ambiente, que adota práticas sustentáveis e tem apenas 6 bangalôs em meio a uma minifloresta. Daqueles lugares que plantamos mais uma semente de respeito e valorização da nossa Amazônia e refletimos que não precisamos de muito para viver!

2. ICARAÍ DE AMONTADA – CEARÁ | MAKENA HOTEL

Crédito: divulgação site Makena Hotel

Localizada entre Jericoacoara e Fortaleza, Icaraí de Amontada vem aparecendo no radar do turismo brasileiro como um novo destino para quem quer fugir do lugar-comum e está em busca de paisagens pouco exploradas. Se a ideia é slow living, desacelerar e ter a natureza como protagonista, o Makena Hotel garante dias de profundo equilíbrio. São 13 suítes com arquitetura moderna sem perder o charme nativo e a rusticidade que aconchegam. O rooftop com piscina e bar garantem a programação com DJ tocando boa música num ambiente elegante.

3. CARAÍVA – BAHIA | VILA ALMESCA

Crédito: divulgação 

Um pouco de axé em nossas vidas é sempre bem-vindo. E se o destino for pé na areia, encanta mais ainda. Caraíva é mágica por ser uma vila que fica entre o Rio Caraíva e a aldeia indígena do Xandó, terra da tribo Pataxó. Daqueles lugares onde um chinelo e uma roupa fresca na mala resolvem a vida, afinal, tudo é feito a pé. Para curtir o agito do forró, piscinas naturais e passeio de boia pelo rio, minha escolha de hospedagem seria a Vila Almesca, uma pousada boutique que acolhe você com atendimento diferenciado, desde o aeroporto de Porto Seguro até o serviço de praia. São apenas 4 acomodações, cada uma com piscina privativa no rooftop, banheira freestanding, varanda, jardim e amenidades de primeira qualidade. A cidade tem um centro gastronômico com restaurantes e bares. Certamente, um refúgio onde coisas boas acontecerão entre o rio e o mar.

4. FERNANDO DE NORONHA – PERNAMBUCO | NANNAI SOLAR DOS VENTOS

Crédito: divulgação

Falar de Noronha é fácil. Uma ilha internacionalmente conhecida, um dos lugares mais lindos do mundo, com natureza exuberante, onde os golfinhos te recepcionam no mar. Lugar para trilhas, mergulho, passeio de buggy, barco e canoa, e contemplação de belíssimos pores do sol. Minha sugestão é escolher um feriado longo e dar uma esticadinha de 2 dias para se jogar no hotel mais fantástico da ilha: Nannai Solar dos Ventos. Uma verdadeira experiência de luxo descomplicado. O Nannai tem a arte de recepcionar com carinho e individualidade. Todas as dez acomodações em palafitas dão a sensação de flutuar com a visão privilegiada da Baía do Sueste, uma das praias mais deslumbrantes de Noronha. Gastronomia do hotel já é sucesso na ilha e a piscina de borda infinita é certeza de dias relaxantes.

5. CERRADO – BAHIA – POUSADA TRIJUNÇÃO

Crédito: divulgação site pousada Trijunção

O Cerrado brasileiro é um dos biomas mais diversos do mundo e onde nascem rios responsáveis por alimentar as principais bacias hidrográficas do Brasil. A região do Cerrado é gigante e o turismo por lá já é tendência há tempos com suas chapadas fascinantes, cachoeiras lindíssimas e rios de águas cristalinas. O Cerrado nos remete muito à Chapada dos Veadeiros e ao Jalapão, destinos riquíssimos. Mas, hoje, minha atenção vai para um lugar onde o tamanduá-bandeira e o lobo-guará, animais que correm risco de extinção, vivem livres: a Pousada Trijunção, no ponto de divisa de três estados brasileiros, Bahia, Goiás e Minas Gerais – daí o nome do hotel. Além de um profundo propósito sustentável e de preservação da área, a pousada promete entregar uma verdadeira experiência de imersão no Cerrado, aliada à hotelaria de alto padrão. São diversas propostas para escolha durante a estada. O hóspede escolhe até três passeios diários: nascer do sol na Lagoa das Araras, safari para avistar o lobo-guará com o projeto Onçafari, contemplação noturna do jacaré-anão, trilhas sensoriais botânicas e observação de aves. São sete suítes confortáveis, com decoração rústica e elegante, e sistema all inclusive, com café da manhã a qualquer hora, alta gastronomia elaborada por chefs que se inspiraram nos 3 estados (MG, BA, GO) e surpresinhas ao longo do dia, como um aperitivo no mirante, churrasco de costela no fogo de chão ou piquenique. Nada mal!

6. CAMBARÁ DO SUL – RS | PARADOR CAMBARÁ DO SUL

Crédito: divulgação

Se a sua pegada é churrasco de chão, voo de balão, cachoeira e cavalgada, vamos para o sul do Brasil. Uma visita aos cânions da Serra Gaúcha seria uma bela pedida. O Cânion Fortaleza e o Itaimbezinho são de uma grandiosidade de cair o queixo. É possível visitar ambos pela parte de cima e pela de baixo, às margens do rio e caminhando entre paredões. Alugue um carro em Porto Alegre e circule pela região. A dica de hospedagem mais original da região é o Parador Cambará do Sul, que tem inspiração nos lodges africanos e é o primeiro hotel no Brasil com o conceito de GLAMPING: acampar + glamour. O hotel está localizado em Cambará do Sul, a 3 horas de carro de Porto Alegre. Possui acomodações divididas desta forma: 9 barracas luxo, 6 barracas suítes, 4 bangalôs e 1 chalé que comportam 6 pessoas. Mas eu sugiro planejar com antecedência e ficar no casulo, pois é uma experiência diferente e aconchegante. Se o período for de lua cheia, prepare-se para o espetáculo da lua nascendo da banheira quente na varanda do seu casulo. Translumbrante.

7. FOZ DO IGUAÇU – PARANÁ | BELMOND CATARATAS

Crédito: divulgação

Que tal uma aventura no maior conjunto de quedas d’água do mundo?

Localizadas no Parque Nacional do Iguaçu – que possui uma área de mais de 180 mil hectares – as Cataratas do Iguaçu são um verdadeiro espetáculo da natureza. São mais de 280 quedas, entre 60 e 82 metros de altura. É uma energia sem tamanho presenciar o poder de tanta água. Mas nem só de cachoeiras vive o turismo de Iguaçu. Visite também o Marco das Três Fronteiras, o Templo Budista e o Parque das Aves.

Para diferenciar sua viagem, a dica é se hospedar no único hotel que fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu, cercado por exuberantes jardins e pelo som das águas das cachoeiras, o Belmond Cataratas. Por trás da encantadora fachada rosa e da arquitetura de fazenda dos anos 50, revela-se uma atmosfera intimista e acolhedora. São 187 quartos decorados com requinte colonial, obras de arte e móveis do velho mundo. A gastronomia é requintada com grelhas para uma carne ao ponto perfeito e ainda um bar incrível com os drinks autorais mais cobiçados da região. A adega do hotel guarda os melhores vinhos do Brasil e do mundo. Ficando dois dias no Belmond Cataratas, o hóspede tem 1 entrada para o Parque das Aves, 1 passeio a pé guiado pelas Cataratas e 1 jantar para dois, excluindo bebidas. E o melhor: o direito a entrar no Parque antes da multidão de turistas! 

As experiências oferecidas são diversas: passeio noturno a pé, na lua cheia, para testemunhar o arco-íris lunar, degustação de cachaça e vinhos do Paraná, e conhecer as Cataratas Inferiores de lancha até a Garganta do Diabo.

8. IBITIPOCA – MINAS GERAIS | COMUNA DO IBITIPOCA

Crédito: divulgação

Trilhas por muito verde até alcançar cachoeiras com cor de Coca-Cola. Vamos para Ibitipoca. A Serra do Ibitipoca faz parte da região da Serra da Mantiqueira, no sudeste de Minas Gerais, cheia de cantinhos maravilhosos para se conectar com a natureza. Você pode optar por ficar no centro da vila para aproveitar o agito da cidade ou preferir um lugar mais tranquilo para relaxar. Sendo a segunda opção, feche os olhos e embarque na magia da Comuna do Ibitipoca, uma antiga fazenda de engenho cujo foco é propiciar aos hóspedes uma experiência do novo luxo com serviço diferenciado. A gastronomia mineira tem toque do querido Claude Troigros. O passeio pelas obras de arte gigantes da artista plástica Karen Cusolito, feitas de sucata industrial e espalhadas pela propriedade, é surreal. Tudo com conceito de sustentabilidade e preservação ambiental. São mais de 200 Km de trilhas com mirantes, grutas e cachoeiras. Experiências não faltam. Que tal um café da manhã embaixo da jabuticabeira com tucano e arara? Ou um concerto de música clássica numa gruta?

9. ANGRA DOS REIS – RIO DE JANEIRO | FASANO ANGRA

Crédito: divulgação site Fasano Angra

Angra dos Reis, na Costa Verde do Rio de Janeiro, tem aproximadamente 365 ilhas e é sinônimo de cenários paradisíacos, com mar transparente e uma beleza sem igual. Para conhecer Angra, é imprescindível fazer um passeio de barco e curtir o litoral da região. 

Depois de muito sol e mar, nada melhor do que relaxar na tranquilidade de um hotel com alto padrão de qualidade e requinte que a marca Fasano oferece. O Fasano Angra tem 60 amplos apartamentos com decoração contemporânea, vista para o mar e para o campo, um sofisticado spa e uma equipe de concierge treinada para oferecer as melhores experiências. A gastronomia, desenvolvida por Gero Fasano, também é o ponto alto da marca, oferecendo sofisticadas elaborações de pratos de peixes e frutos do mar fresquíssimos. Uma delícia passear pelo empreendimento, onde há um boulevard com lojas de extremo bom gosto, fitness center e quadras de tênis e poliesportiva. 

10. ANTUNES – ALAGOAS | POUSADA ANTTUNINA

Crédito: divulgação

Antunes é uma das praias mais procuradas de Maragogi. Destino para quem ama um mar calmo e água de azuis caribenhos.

Porém, nos feriados, costuma lotar de turistas nas areias e nas piscinas naturais da região. Mas se ainda assim for uma escolha sua, que tal se dar de presente uma experiência exclusiva na Pousada Anttunina? Você estará com o pé na areia do agito, mas acomodado em bangalôs de fazer suspirar, com muito sossego e atenção dos funcionários mais queridos do Nordeste.

A Pousada tem um cardápio de experiências al mar, piquenique no pôr do sol, café da manhã exclusivo nas canoas espalhadas pelo coqueiral e, ainda, jantar à luz de velas. Tudo para viver momentos marcantes na sua hospedagem e preparados com muito requinte.

A piscina é gigante para que todos aproveitem com privacidade, e há vários sofás para que o hóspede relaxe e tenha seu cantinho de paz. Bicicletas para passear pela praia e stand ups estão à disposição também a qualquer hora.

As noites são regadas à brisa nordestina e música ao vivo com diferentes estilos musicais.

A culinária é suave, com um toque de modernidade, buscando sempre valorizar o que a região oferece de melhor! O café da manhã (servido a QUALQUER hora, com espumante, sucos, frutas frescas e tudo que desejar!) e o jantar estão incluídos na diária, além de um delicioso e completíssimo chá da tarde com música ao vivo, montado cada dia num espaço e com decoração diferente.

Tudo é preparado para surpreender. No meio da tarde, você vai se deparar, na praia, com uma massagem nos pés, e em outro dia terá uma panelinha de mariscos frescos para degustar. Presentão!

A maioria dessas dicas tem foco na sustentabilidade, na proteção ambiental e na construção de um turismo mais educativo, respeitando a natureza. Cabe a nós, viajantes, cada vez mais fazer boas escolhas de hospedagens que promovam boas práticas ecológicas e que, principalmente, envolvam comunidades locais.

Para sua experiência ficar completa, explore passeios alternativos, busque dicas culturais, acorde um pouco mais cedo para curtir os lugares mais vazios, curta a gastronomia da região, converse com os nativos e faça passeios com guias locais que mostrem cantos novos e remotos. Ah! Não deixe de prestigiar a arte local e, tendo oportunidade, leve uma memória afetiva para casa – o que é uma excelente contribuição para o desenvolvimento da comunidade local.

Um beijo e boas escolhas em 2023!

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.