A doce estratégia do Grupo Ferrero para a Páscoa

Qual é o sentido da Páscoa? Renovação. Amor. Esperança. Mas além do significado religioso e cultural que a Páscoa tem para muitas pessoas ao redor do mundo, é também uma época que movimenta bastante a economia, principalmente o setor de alimentos. Por tradição, é um momento de troca de presentes entre quem se ama, sobretudo ovos de chocolate, símbolo ainda mais forte entre os brasileiros. 

Para falar sobre a data de extrema importância para o varejo de chocolates, o Grupo VOTO conversou com Renato Zanoni, responsável pelas operações comerciais da marca Ferrero no Brasil. 

Grupo VOTO – A campanha de divulgação do catálogo de Páscoa de 2023 se antecipou frente aos demais players do mercado. Por quê?
Renato Zanoni – A Ferrero tem uma estratégia já consolidada de apresentar seus ovos no varejo o mais cedo possível. Toda essa antecipação tem se mostrado um sucesso, já que consumidores podem aproveitar para se encantar com nossos produtos de Páscoa antecipadamente.

Nós, da Ferrero, temos o ‘presentear’ em nosso DNA, e fundamentamos um modelo de negócio que tem como principal característica a qualidade. É com base nesses critérios que buscamos oferecer uma experiência de consumo de excelência, agregando produtos de reconhecida qualidade e marcas muito fortes no mercado. Por isso, dizemos que nossos produtos são “presentes sem erro”, que conseguem agradar quem os recebe.  

Grupo VOTO – A nova identidade visual da Ferrero Rocher foi lançada recentemente. De que forma o novo design se conecta com o atual momento?
Renato Zanoni – Aproveitamos para realizar a apresentação da nova identidade em um momento em que o mercado de chocolates está aquecido. Desde seu lançamento, a marca inspira as pessoas a desfrutarem os momentos que valem ouro, tornando-os ainda mais especiais. Como parte do desenvolvimento da marca, é necessário continuar modernizando e aumentando a consistência visual em todo o portfólio, reforçando a qualidade e o posicionamento premium dos nossos produtos.

Grupo VOTO – Há uma expectativa de alcance maior do público-alvo através de investimento em influenciadores?
Renato Zanoni – A expectativa desta Páscoa é de que ela seja bastante positiva. Esperamos alcançar um crescimento de 10% em volume para este período. 

Como o 3º player do setor quando o assunto é investimento em mídia, vamos continuar apostando na área, com ativações cada vez mais robustas para a TV e para o digital. A multicanalidade já é um fato na comunicação, e, cada vez mais, entendemos e desenhamos estratégias de comunicação focadas em nosso target para expandir o nosso reach.

Um exemplo disso é nossa campanha para a marca Ferrero Rocher, que, em uma construção 360, buscamos integrar a participação de influenciadores digitais em situações de celebração, elevando o momento da Páscoa como um momento que vale ouro junto da família e de quem amamos. Para a marca, que possui um conceito de celebrar os bons momentos, chamamos a apresentadora e influenciadora Rafa Kalimann para ser o rosto desta campanha, representando o conceito de requinte tão característico de Ferrero Rocher. Já para a Páscoa da marca Kinder, também teremos um influenciador, o autor e palestrante Marcos Piangers, que tratará toda essa conversa sobre a brincadeira junto dos filhos como uma pausa para conexão.

Grupo VOTO – Com uma cartela de produtos tão ampla, é possível definir o público consumidor?
Renato Zanoni – Ter uma cartela de produtos ampla nos permite atingir mais consumidores. Sabemos da realidade do Brasil, e, por isso mesmo, ofertamos um amplo catálogo, com diferentes tamanhos e possibilidades de desembolso – tudo pensado para que a experiência premium seja sempre entregue a quem adquire um produto Ferrero. Fazemos isso pois, independentemente do tamanho, peso e quantidade do produto, a qualidade que ele terá será sempre a mesma, ou seja: altíssima.

Grupo VOTO – Quais as principais apostas de vendas entre os produtos do catálogo de 2023?
Renato Zanoni – Entendemos que o comportamento do consumidor está em constante mudança e, para esta Páscoa, buscamos uma estratégia que anda em linha com o momento do mercado. Segundo dados publicados pelo Kantar e pela Abicab em dezembro de 2022 sobre o mercado de chocolate, o consumidor está buscando mais momentos de prazer, inclusive despendendo mais em suas compras quando o assunto é chocolate. Ou seja, a população busca por chocolates que tenham cada vez mais qualidade e bom custo-benefício — produtos que possam entregar a qualidade esperada para que haja uma boa experiência.

Mantivemos os investimentos em nosso portfólio já consolidado, expandindo a atuação de alguns itens. Por exemplo, nosso Ovo de Páscoa Ferrero Rocher Dark® se tornou líder da categoria em seu primeiro ano de vendas, ainda em 2022. Outro produto que também ganhou investimentos foram os Ovos de Páscoa, e toda a linha Kinder. Expandimos para esta Páscoa a atuação da plataforma de entretenimento da marca: o Aplicativo ApplayDu, com novos jogos para as crianças. Essa é uma tendência que pesquisamos, na qual a diversão das crianças de novas gerações mudou, integrando os momentos das brincadeiras físicas à tecnologia.

Grupo VOTO – Quais os desafios para ampliar as vendas diante do atual cenário econômico?
Renato Zanoni – Nossa expectativa em relação ao Brasil continua positiva. Vemos que ainda existe espaço e grandes oportunidades de penetração e crescimento de nossas marcas entre os consumidores brasileiros para esta Páscoa de 2023. 

Sabemos que a realidade de um Brasil pós-pandemia mudou, principalmente quando falamos de compras online. Com o crescimento da demanda no varejo online, este ano também teremos a venda em uma estratégia omnichannel, com diversos parceiros varejistas disponíveis no canal www.compreferrero.com.br. Nele, o consumidor poderá comprar diretamente do site todo o catálogo de produtos da Ferrero por meio desses parceiros, melhorando a experiência de compra de nossos consumidores e aumentando a proximidade deles com todos os produtos.

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