“Adote um Parque” na Amazônia é tema de live promovida pelo Grupo VOTO

O Grupo VOTO realizou nessa terça-feira (23), uma live especial sobre o programa “Adote um Parque” na Amazônia. O encontro teve como objetivo estimular a união entre governo e empresas privadas para construir um ambiente ainda mais colaborativo e sustentável no Brasil.

Com mediação da CEO do Grupo VOTO Karim Miskulin, a conferência contou com a presença do Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e do Vice-Presidente do Carrefour Brasil, Stéphane Engelhard.

Segundo o ministro Ricardo Salles, o Programa “Adote Um Parque” foi criado como uma resposta a uma justa cobrança do setor privado e da sociedade que gostariam de participar da preservação da Amazônia de maneira mais direta e faltava um instrumento para ser feito de maneira mais eficaz. “Nós elaboramos o Programa através das 132 Unidades de Conservação Federais, que são mantidas pelo governo por meio da ICMBio na região da Amazônia. Juntas, elas compreendem 15% do território daquela região do bioma da Amazônia”, disse.

Salles ressaltou a importância da participação das empresas e destacou o compromisso do Carrefour Brasil com o programa. “O Carrefour adotou 78 mil hectares que sobrevivem com orçamento médio anual de 200 mil reais. Graças a parceria do Carrefour, essa mesma unidade terá a sua disposição 4 milhões de reais. É praticamente 20 vezes o valor do orçamento anual. Em um ano de parceria com a empresa, estamos trazendo 20 anos de orçamento para a região adotada. Não há duvida de que o programa trará um grau de melhoria das condições de preservação, conservação, restauração e monitoramento para essas áreas”, explicou.

O Carrefour Brasil foi a primeira empresa privada a adotar uma área na Amazônia. Para Stéphane Engelhard, a empresa é comprometida com diversas ações em prol da conservação do meio ambiente, da manutenção das florestas e do papel social desempenhado ao longo dos anos no país. “Como uma grande empresa, líder do mercado, nós podemos evitar desperdício revisando os processos e fazendo uma série de iniciativas para não desperdiçar comida, por exemplo. Nós doamos cerca de 4 mil toneladas de alimentos para populações mais carentes do país”, esclareceu.

Stéphane ressaltou a importância da preservação dos diversos biomas e as relações entre o mundo empresarial e o setor público para tratar desse assunto. ”Nós tomamos essa decisão de adotar um parque, pois entendemos que é uma boa iniciativa. Uma ação concreta para a preservação das florestas”, destacou.

A CEO do Grupo VOTO, Karim Miskulin destacou as ações do Carrefour como um exemplo de empresa que constrói várias parcerias com o setor público. “As empresas têm responsabilidade na união com o setor público para que a sociedade possa avançar em várias pautas do Brasil, mas, principalmente, na pauta ambiental”, concluiu.

O programa

O Adote um Parque é um programa criado para atrair recursos com o objetivo de custear a conservação dos parques nacionais. Esse programa dá oportunidade de pessoas físicas e jurídicas, inclusive do exterior, participarem e contribuírem concretamente com a proteção ambiental do Brasil.

Ao adotar uma Unidade de Conservação (UC), os interessados serão reconhecidos como parceiros do meio ambiente e celebrarão Termo de Doação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

A expectativa é que a adoção seja de R$ 50 ou € 10 por hectare ao ano. A área dessas UCs varia entre 2.574 e 3.865.172 hectares, permitindo diferentes níveis de investimento. O programa tem o potencial de canalizar R$ 3,2 bilhões ao ano, diretamente às Unidades de Conservação.

No modelo do programa, os recursos são investidos pelo adotante em serviços como monitoramento, proteção, prevenção e combate a incêndios florestais, prevenção e combate ao desmatamento ilegal e recuperação de áreas degradadas.

As doações são enviadas pelo doador diretamente às Unidades de Conservação, gerando transparência total e a garantia de que os serviços e produtos doados chegarão ao território.

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