Caixa-preta: BNDES divulga lista 50 maiores tomadores de empréstimos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) divulgou nesta sexta-feira (18) a lista dos seus 50 maiores clientes e todas as operações realizadas nos últimos 15 anos.

De acordo com o banco, os dados já estavam no site, mas as informações estavam fragmentadas em diversas páginas, separadas por linhas de financiamento, disponíveis de uma “maneira difícil para a maioria das pessoas”. Agora os dados estão concentrados em um único link: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/consulta-operacoes-bndes/maiores-clientes

Desde 2004, figuram entre os cinco maiores clientes do banco a Petrobras, a Embraer, a Norte Energia, a Vale e a construtora Odebrecht, envolvida em escândalos de corrupção na Operação Lava Jato.

Cinco maiores tomadores de recursos do banco nos últimos três anos (2016-2018): Embraer SA, Xingu Rio Transmissora de Energia, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Fibria Celulose SA e Belo Monte Transmissora de Energia SA.

O banco também facilitou acesso direto a todos os contratos de exportação de bens e serviços brasileiros de engenharia para projetos em outros países. https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/transparencia/consulta-operacoes-bndes/contratos-exportacao-bens-servicos-engenharia

É possível acessar, na íntegra, os contratos assinados entre o BNDES, o país importador e a empresa brasileira exportadora de bens e serviços de engenharia. Estão disponíveis os contratos de projetos na Argentina, Paraguai, Peru e Venezuela, assim como em Honduras, Equador, Costa Rica, Guatemala, México, República Dominicana e Cuba, além de Angola, Gana e Moçambique.

Durante a campanha à Presidência da República, o presidente Jair Bolsonaro, afirmou diversas vezes em discursos e publicações em redes sociais que o BNDES é uma “caixa-preta” e afirmou que daria mais transparência às operações do banco. Ele também criticou empréstimos do banco à Venezuela e disse que o Brasil, por meio do banco, “patrocinava o socialismo”.

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.