Bolsonaro denuncia campanhas de fake news sobre Amazônia e Pantanal durante discurso na ONU

O presidente Jair Bolsonaro discursou na abertura da 75ª Assembleia Geral da ONU na manhã desta terça-feira (22). Na mensagem gravada na semana passada, que teve duração de aproximadamente 15 minutos, Bolsonaro falou sobre os esforços do Governo Federal para combater a Covid-19, a recuperação da economia brasileira, e criticou campanhas difamatórias a respeito das queimadas na Amazônia.

Na abertura do discurso, o presidente lamentou cada uma das mortes causadas pelo novo coronavírus. Ele falou sobre os principais investimentos que seu governo tem feito para diminuir os impactos negativos da pandemia e para salvar o maior número de vidas.

Bolsonaro também criticou a politização da doença e reiterar que as políticas de isolamento social, impostas por governadores e prefeitos, levaram à piora da economia brasileira. “Sob o lema ‘fique em casa’ e ‘a economia a gente vê depois’, quase trouxeram o caos social ao país. Nosso governo, de forma arrojada, implementou uma série de medidas econômicas que evitaram o mal maior”, destacou.

Amazônia

Bolsonaro falou também sobre campanhas de desinformação e propagação de fake news sobre a preservação da Amazônia e do Pantanal brasileiro. Segundo ele, o país tem a melhor legislação ambiental do planeta, mas campanhas criadas por entidades internacionais e apoiadas por associações brasileiras visam prejudicar o governo e o desenvolvimento do Brasil.

O presidente ressaltou que o país, mesmo estando entre as 10 maiores economias do mundo, é responsável por apenas 3% da emissão de carbono do mundo, e garantiu que as queimadas criminosas são combatidas com firmeza.

Agronegócio

Durante seu discurso, Bolsonaro enfatizou também o papel do país na produção de alimentos em escala global. Segundo ele, o Brasil garante a segurança alimentar de um sexto da população mundial, mesmo preservando 66% da vegetação nativa. “O Brasil desponta como o maior produtor de alimentos do mundo. E, por isso, há tanto interesse em propagar desinformação sobre nosso meio ambiente.

O líder brasileiro falou também sobre a importância do homem do campo e do setor do agronegócio durante a pandemia e para a recuperação da economia brasileira.

Operação Acolida

O presidente destacou o esforço brasileiro para a interiorização de venezuelanos que fogem da ditadura local. Segundo Bolsonaro, o Brasil tem compromisso com os direitos humanos. “Como país fundador da ONU, o Brasil está comprometido com os princípios da Carta das Nações Unidas: paz e segurança internacional, cooperação entre as nações, respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais de todos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.