Brasil de Ideias Mulher reúne mais de 25 lideranças femininas em Brasília para pautar agenda política de infraestrutura do país

Mulheres líderes de diferentes segmentos da economia estiveram reunidas com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Brasília. Com mediação da CEO do Grupo VOTO, Karim Miskulin, o microfone esteve aberto às convidadas, que questionaram o ministro sobre demandas de seus respectivos setores

O primeiro dia do encontro Brasil de Ideias Mulher cumpriu seu papel: fomentar a inclusão das pautas de lideranças femininas na agenda política do país. Na noite de quarta-feira (09), cerca de 25 mulheres de diferentes segmentos econômicos, como Agro e Segurança Pública, reuniram-se com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e sua equipe feminina, da qual faz parte a Secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias, Natália Marcassa.

“Brasília é o centro do poder. O objetivo do Grupo VOTO é aproximar mulheres de todo o país dos processos de tomada de decisões. Buscamos isso sempre, em diversas de nossas iniciativas. E hoje trouxemos o ministro Tarcísio, que está à frente de uma pasta de extrema relevância ao desenvolvimento econômico, para escutá-las. Nossa meta é sempre fomentar a inclusão através do diálogo”, destacou a CEO Karim Miskulin, na abertura do evento.

As mulheres presentes conduziram o debate a partir daí. Durante toda a noite, elas fizeram uma série de questionamentos ao ministro, que envolviam desde perguntas sobre políticas públicas específicas de seus segmentos, até estratégias de inclusão de ainda mais mulheres na pasta comandada por ele.

“Um evento como esse do Grupo VOTO é muito importante porque nos permite ouvir o que as empreendedoras e gestoras desse país estão pensando, o que projetam para o futuro e, sobretudo, o que esperam dos dirigentes do país em termos de inserção das mulheres e igualdade de oportunidades. Além disso, tive a oportunidade de contar a história do ministério, que é marcada por várias mulheres que montam um time de primeira linha e são grandes responsáveis pelo sucesso da pasta”, destacou o ministro Tarcísio Freitas.

Espaço e representatividade

No time de peso de convidadas protagonistas de negócios e instituições da sociedade civil, estava a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS), Ana Tércia Lopes Rodrigues. Primeira mulher a ocupar o cargo no CRC-RS, Ana se deslocou até Brasília especialmente para o Brasil de Ideias Mulher, pois considera o evento extremamente necessário.

“Sem dúvidas, precisamos aumentar e consolidar a representatividade feminina no Brasil. E estou aqui hoje também representando as mulheres negras que lutam por mais espaço na política, nos conselhos de empresas e no segmento corporativo. Essa iniciativa do Grupo VOTO é um passo importante neste sentido, uma vez que possibilita que mulheres que já ocupam posições importantes tenham voz e construam o caminho de uma liderança sustentável, diversa e inclusiva”, disse Ana Rodrigues.

Outra participante foi a empreendedora da iHUB Investimentos (da XP) e diretora executiva do Instituto Unidos Brasil, Marli Parra. Marli já ocupou diversos cargos de liderança no ambiente corporativo e, em 2018, foi premiada pela Revista Forbes como uma das 40 mulheres mais poderosas do Brasil.
“As pessoas se afastaram bastante de Brasília nos últimos anos, deixaram de frequentar e conviver com nossos representantes. E precisamos, sim, estar presentes para falar das nossas dificuldades, como dificuldades de empreender. Precisamos de muitas reformas, e só conseguimos avançar nesse sentido trazendo nossa realidade e nossas necessidades diretamente aos tomadores de decisões”, enfatizou.

Nesta quinta-feira (10), o evento continua. As mulheres líderes se encontrarão com o presidente Jair Bolsonaro, com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

Sobre o Grupo VOTO

Sob direção da cientista política Karim Miskulin, o Grupo VOTO existe há 18 anos. Ele foi fundado por mulheres e até hoje é composto integralmente por colaboradoras em suas diferentes frentes.

O Grupo possui um veículo de comunicação impresso e digital, e promove eventos de interlocução política e empresarial, como o Brasil de Ideias, que acontece mensalmente somando forças entre setor público e privado pelo desenvolvimento do país.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.