Brasil de Ideias reúne jovens líderes do País

Um debate inspirador com alguns dos principais executivos brasileiros da nova geração. Assim foi a edição do Brasil de Ideias realizada nesta terça-feira (30), no Sheraton Hotel Porto Alegre. Promovido pela Revista Voto, o evento contou com a presença de líderes empresariais, políticos e formadores de opinião.

Ao longo da manhã de debates, Carlos Jereissati Filho (Iguatemi), Patricia Ellen (Optum), Paula Paschoal (PayPal), Rodrigo Galvão (Oracle) e Roberto Sirotsky (Ogilvy Brasil) falaram sobre suas trajetórias e, principalmente, como projetam o futuro do país. Conscientes do seu papel de protagonismo nesse contexto, todos apontaram a tecnologia
e união de propósitos para o bem comum como pontos cruciais para a transformação social.

Tendo como mediador Ricardo Natale, CEO do Experience Club, de São Paulo, o primeiro painelista foi Rodrigo Galvão, presidente da Oracle Brasil, gigante global de tecnologia. Além de narrar seu caminho dentro da empresa, onde iniciou como estagiário aos 19 anos – hoje tem 36 –, Galvão enfatizou o papel da inteligência artificial na
integração entre educação, empreendedorismo e inclusão. Também destacou as transformações em curso na companhia. “Estamos mudando nosso processo de contratação: ao invés de valorizarmos competências, valorizamos princípios”, revelou.

Tecnologia e preocupação coletiva

Na sequência, a diretora executiva da Revista VOTO, Karim Miskulin, conduziu o painel com os demais convidados. Para Paula Paschoal, diretora geral do PayPal Brasil, que opera em 200 países e é a maior empresa global de pagamentos, o itinerário para o sucesso empresarial terá de passar, cada vez mais, por inovação, diversidade, colaboração e bem-estar. “O erro é muito bem-vindo em nossa empresa, pois ajuda a inovar, assim como as empresas do futuro só terão sucesso se tiverem grupos formados pelos mais diferentes tipos de pessoas”, declarou Paula. A executiva salientou ainda que as compras online estão cada vez mais seguras.

Presidente do Grupo Iguatemi, que possui 17 shopping centers no Brasil, Carlos Jereissati Filho falou sobre a importância do envolvimento de empresários e empreendedores nas discussões dos grandes temas nacionais. “O coletivo tem de estar acima do individual”, afirmou. Também apontou que a tecnologia impulsiona o mundo em
direção a novas formas de produzir negócios, citando como exemplo e-commerce Iguatemi 365, que será lançado em 2019. “A gente tem de estar preparado para entender a necessidade e as formas que as pessoas querem de soluções para as suas vidas.

Patricia Ellen, presidente da Optum Brasil e uma das Jovens Líderes Globais de 2016 nomeadas pelo Fórum  Econômico Mundial, lembrou que o envelhecimento da população brasileira abre desafios e oportunidades. “O país envelheceu antes de prosperar. Buscamos soluções aos problemas de saúde da população através da tecnologia”, declarou. Integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ligado à Presidência da República, ela reiterou que quem participa desse tipo de fórum está lá para defender os interesses do Brasil.

Roberto Sirotsky, diretor executivo da agência Ogilvy Brasil, enfatizou que a tecnologia agregou empoderamento aos cidadãos. “Com mais acesso e informação, as pessoas passaram a ter mais poder de escolha”, explicou. Sirotsky compartilhou um case publicitário de inteligência artificial: o personagem Ricky Brasil, corrupto fictício que
ocuparia o oitavo lugar da lista dos mais ricos do mundo da revista Forbes. “É uma mostra de como a publicidade pode ajudar na reflexão sobre política”.

Uma nova cultura política e empresarial


Questionados por Karim Miskulin sobre quais as principais características que devem ter os novos líderes políticos, os painelistas deram respostas convergentes. “Precisam de integridade, serem autênticos e verdadeiros. Saber se comunicar com a nova geração é ter um diálogo de verdade, aberto”, expôs Jereissati Filho.

Segundo Paula, “o componente paixão também faz diferença”. De acordo com Sirotsky, o destino é a empatia. “Transparência no diálogo, reconhecendo as fragilidades e fraquezas, ganhando assim a empatia das pessoas”, recomendou. Por fim, Patrícia acrescentou que “além de autenticidade e paixão, é preciso que o político tenha vocação e consistência”.

Finalizando a edição do Brasil de Ideias, Karim agradeceu os convidados e participantes, destacando a disposição de todos de se reunirem para discutir os destinos do país. “A disposição desses novos líderes com o futuro do Brasil nos inspira, além de tirar os pessimistas da zona de conforto”, concluiu.

Há sete anos estimulando a circulação de pensamentos, o Brasil de Ideias tem como patrocinadores Carrefour, Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) e FM Logistic.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.