Brasil fecha ano com maior número de novos empreendores na história

O número de Microempreendedores Individuais (MEIs) no Brasil teve recorde de crescimento em 2020. Dados do Portal do Empreendedor do Governo Federal mostram que o país fechou o ano com 1,49 milhão de novas formalizações. A alta expressiva é devido à pandemia do novo coronavírus onde os brasileiros se reinventarem.

Em números exatos, em março do ano passado, coincidindo com o início das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o Brasil contava com 9.818.993 MEI’s registrados. E em dezembro de 2020, houve um crescimento de 13,23% com o registro 11.316.853 de novos MEI’s.

Além de ter mais de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas, o setor também representa 99% das empresas privadas e 30% do produto interno bruto do país (PIB, soma dos bens e serviços produzidos).

De acordo com dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil é destaque no quesito empreendedorismo, ficando à frente, inclusive, da China. O órgão afirma ainda que existem cerca de 52 milhões de empreendedores no país se dedicando ao próprio negócio.

Os números mostram que mesmo com um cenário adverso, a pandemia abriu um leque de novas possibilidades para os novos empreendedores. A expectativa dos especialistas é que esse crescimento continue em 2021.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.