Brasil é líder em gestão digital do governo entre países com mais de 100 milhões de habitantes

O Brasil foi reconhecido pelo Banco Mundial como o 7º país com a mais alta gestão de Governo Digital no mundo. O resultado foi medido no GovTech Maturity Index 2020, um ranking que avalia o estado atual da transformação digital do serviço público em 198 economias mundiais.

Na avaliação, o país só perde para nações como França, Áustria e Reino Unido. Nas Américas, o Brasil é o primeiro do ranking, acima de Estados Unidos e Canadá. Já entre as 10 primeiras economias, é o único com mais de 100 milhões de habitantes.

De acordo com o secretário de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mário Paes de Andrade, a conquista se deve, em grande parte, ao avanço da plataforma GOV.BR, que atualmente conta com mais de 115 milhões de usuários, o equivalente a mais da metade da população brasileira. O sistema permite o acesso único a milhares de serviços digitais e facilita o relacionamento do cidadão com o governo.

Com isso, os usuários que navegam pela GOV.BR podem deixar de lado a burocracia para acessar serviços como pagamentos eletrônicos de benefícios, a exemplo do Auxílio Emergencial ou até para realizar a prova de vida do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

“Você, que é um cidadão brasileiro, tem o INSS, a carteira de motorista digital, a carteira de trabalho digital. Antes de nós fazermos o GOV.BR, você precisava ter, por exemplo, um login e uma senha para cada um desses serviços. Agora, muito rapidamente, conseguimos, por exemplo, viabilizar a prova de vida do INSS através do digital. Então, hoje, os idosos que antes tinham que sair de casa para ir até um posto do INSS, só pra dizer que ‘estavam vivos’, não precisam mais. Faz essa prova de vida pelo meio digital”, disse.

Além do Auxílio Emergencial e Meu INSS, o governo também disponibilizou à população em ambiente digital outros serviços de impacto massivo, como o Seguro Desemprego e Seguro Desemprego do Empregado Doméstico, Carteiras Digitais de Trabalho e de Trânsito e, ainda, o PIX. Agora, avança para implementar a identidade digital para todos os brasileiros.

O GOV.BR e o ranking do GovTech Maturity Index 2020

O Índice de Maturidade GovTech do Banco Mundial avaliou 198 economias globais sob quatro aspectos: suporte aos principais sistemas de governo; aprimoramento da prestação de serviços; integração do engajamento do cidadão e incentivo às habilidades digitais das pessoas no setor público, ao regime legal e regulatório apropriado, à capacitação e à inovação. 

Em todos os itens avaliados, o Brasil demonstrou avanços e superou a média dos chamados ‘líderes em GovTech’, o que contribuiu para o reconhecimento do Banco Mundial. Além do país, apenas 43 nações obtiveram desempenho considerado ‘muito alto’ no ranking.

À frente do Brasil, constam apenas Coreia do Sul, Estônia, França, Dinamarca, Áustria e Reino Unido.

FONTE: GOV.BR

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.