Brasil terá maior fábrica de vacinas da América Latina

O Brasil terá a maior fábrica de vacinas e fármacos da América Latina, com capacidade de produzir até 600 milhões de doses anuais. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou o edital de licitação para a construção do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde, que ficará em Santa Cruz, no Rio de Janeiro.

A fábrica será uma das mais modernas do mundo e poderá aumentar em quatro vezes a capacidade de produção de vacinas e biofármacos, além de atrair mais de 5 mil empregos ainda na fase de construção. Assim, o país pretende tornar-se autossuficiente na produção de vacinas.

Segundo o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é um orgulho lançar o maior complexo industrial da América Latina. “Precisamos ser autossuficientes na produção do IFA, de vacinas e de insumos para combater o coronavírus e outros vírus. É um marco para o Brasil e para o SUS”, disse.

Além da incorporação de vacinas e biofármacos que tratam doenças crônicas, raras, autoimunes e oncológicas, o centro possibilitará dar respostas rápidas em situações de emergência sanitária, como a da atual pandemia da Covid-19.

A fábrica poderá, por exemplo, viabilizar a produção de novas vacinas, como a dupla viral (sarampo e rubéola), cujos estudos clínicos foram recém-concluídos por Bio-Manguinhos, e a meningocócica C, que se encontra em estágio avançado de estudos de fases II/III.

Informações: Ministério da Saúde

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.