Campanha da Fraternidade fala sobre superação da violência
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira (13), em Brasília, a Campanha da Fraternidade deste ano com o tema “Fraternidade e superação da violência”. Criada em 1962, a campanha é apresentada todo ano na quarta-feira de cinzas, quando tem início a Quaresma, período de 40 dias no qual a Igreja Católica convida os fiéis a praticarem a oração e o jejum até o domingo de Ramos, no dia 25 de março.
“Superar a violência, em vista de uma cultura da paz, exige o enfrentamento da realidade de exclusão. Sem a justiça social não haverá superação da violência”, afirmou o padre Luís Fernando da Silva, coordenador executivo das Campanhas da Fraternidade.
A Campanha da Fraternidade é um ato proposto pela Igreja Católica, como reflexão no período da Quaresma e com bases para trabalho junto a outros setores sociais. A cada ano é proposto um tema, neste ano de 2018, “Fraternidade e Superação da Violência”, e como o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).
Com o estudo desse tema a CF 2018, além de mapear a violência, colocará em evidência as iniciativas que existem para superá-la, bem como despertar novas propostas com esse objetivo. “A Igreja no Brasil escolheu o tema da superação da violência devido ao crescimento dos índices de violência no Brasil. Esse tema já foi discutido na década de 80, num contexto em que o país vivia a recessão militar e dentro desse contexto foi possível mapear diversas formas de violência”, afirma padre Luís, secretário-executivo das Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
A ação Campanha da Fraternidade tem em sua história um pequeno grupo de padres recém-ordenados, sob a coordenação de Dom Eugenio Sales, reunia-se em Natal, cada mês, para rezar e refletir sobre a Igreja e a Pastoral. Daí surgiram várias iniciativas postas em prática, com sucesso. Delas também surgiram várias conquistas que até hoje são fundamentais, como a organização sistemática dos trabalhadores em sindicatos rurais, por exemplo. A Campanha da Fraternidade, posteriormente assumida em nível nacional pela CNBB no ano de 1964.
Comentários