Candidato da direita, que demonstra simpatia por Jair Bolsonaro, disputará segundo turno no Chile com representante da esquerda

Com 100% das urnas apuradas, as eleições realizadas no domingo no Chile confirmaram expectativa de disputa polarizada. O advogado de direita José Antonio Kast, que demonstra simpatia por Jair Bolsonaro, e o deputado de esquerda Gabriel Boric disputarão o segundo turno, que ocorrerá em 19 de dezembro. Kast somou 27,9% dos votos. Boric, 25,8%.

A disputa eleitoral ocorre no momento em que o Chile enfrenta três problemas graves: inflação galopante, sistema previdenciário falido e aumento da desigualdade causada pela pandemia de Covid-19.

Em discurso de comemoração, Kast ressaltou que eventual governo dele concentrará esforços na luta contra a delinquência, o narcotráfico e o terrorismo. Boric antecipou que as próximas semanas serão marcadas por um trabalho de convencimento, cujo objetivo é mostrar aos chilenos o caminho para tornar o país mais justo.

Franco Parisi, outro candidato de direita, recebeu 13% dos votos e ficou em terceiro lugar. Sebastián Sichel e Yasna Provoste somaram 12,5% e 11,7% dos votos, o que lhes garantiu o quarto e quinto lugar. Marco Enríquez-Ominami obteve 7,60% dos votos e Eduardo Artés, 1,46%.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.