Canoas inicia maior mutirão de Saúde de sua história

A data de 25 de março vai entrar para a história de Canoas na área da saúde. Uma ação inédita no município iniciou o processo para colocar em dia a agenda de consultas, exames e cirurgias. Para atender a demanda reprimida de consultas, foram mobilizadas neste sábado sete Unidades Básicas de Saúde (UBS´S): Caic, Guajuviras, Fátima, Niterói, União, Praça América e Centro de Saúde. No mesmo dia, ocorreu a última etapa do Mutirão de Odontologia, encerrando o atraso por atendimento dessa especialidade.

No total, a expectativa de atendimento neste dia 25 é de mais de 10 mil consultas especializadas e exames, 2,5 mil consultas médicas, pediátricas, psiquiátricas, e 1.020 de odontologia. Os exames e cirurgias serão atendidos no Hospital Universitário (HU) e no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG).

“O município de Canoas encontrava-se em uma situação caótica na Saúde, mesmo sendo investidos R$ 416 milhões em 2016. Em cerca de 50 dias, zeramos a demanda reprimida em Odontologia e estamos agora atacando toda esta fila de exames, consultas e cirurgias. No dia 18 de março, pelo menos três vidas foram salvas logo na triagem do atendimento de varizes do Hospital Universitário. Eram casos graves que foram encaminhados para a internação. Quantas vidas perdemos por toda esta demora, que chega a ser de cinco anos em algumas especialidades?”, ponderou o prefeito Luiz Carlos Busato.

O HU já tem confirmadas a realização de 16 cirurgias vasculares, quase 500 procedimentos, entre cirurgias ginecológicas, laqueaduras, biópsias além de 500 eletrocardiogramas e mais de 4,4 mil exames de bioquímica. Ao longo da semana, serão realizadas dez cirurgias neurológicas e de hérnia.

O mutirão de saúde foi realizado entre 8h e 17h deste sábado.

Continuidade do mutirão

Para o dia 1º de abril, estão confirmados mais 1,7 mil consultas médicas e odontológicas, além da disponibilização de 210 exames no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e no Centro de Saúde da Mulher. No HNSG, cerca de 300 consultas de Urologia serão feitas.

Números

Mais de 146,5 mil moradores – ou um terço dos canoenses – estão na espera por algum serviço de saúde. Como comparação, dados do mês de janeiro revelam que 72 mil pessoas aguardam por consulta no município – na Capital, este total é de 90 mil, porém a população de Canoas é cinco vezes menor.

A fila de espera de exames chega a 66 mil, quase cinco vezes maior que o registrado em Porto Alegre, que atualmente possui uma fila de 14 mil pessoas, conforme dados da prefeitura da Capital. Entre as cirurgias, mais de 8.530 pessoas aguardam pelo atendimento de sua necessidade.

Locais de atendimento neste sábado (25):

Unidade Básica de Saúde Caic – Av. 17 Abril, s/nº – Guajuviras

Unidade Básica de Saúde Guajuviras – Av. Principal, 1991 – Guajuviras

Unidade Básica de Saúde Fátima – Rua João Nicolau, 218 – Fátima

Unidade Básica de Saúde União – Rua São Borja, 395 – Mathias Velho

Unidade Básica de Saúde Niterói – Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói

Praça América – Rua Rio Grande do Sul, 420 – Mathias Velho

Centro de Saúde – Rua Frei Orlando, 70

FOTO: Derli Colomo Jr/ Divulgação

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.