Tragédia no Rio Grande do Sul: rios Taquari e Caí voltaram a transbordar
Após as fortes chuvas que voltaram a atingir com tudo o Estado neste final de semana, autoridades estão em alerta para a cheia dos rios e possibilidade de inundações em cidades inteiras. Os rios Taquari e Caí voltaram a transbordar, atingindo o interior gaúchos. A situação na região dos Vales é de alerta máximo. Após a forte precipitação do domingo, bombeiros voltaram a alertar moradores da região para saírem novamente de suas casas.
A situação também é de alerta na Região Sul, onde a Lagoa dos Patos, que recebe a água do Guaíba, não para de subir. Cidades como Pelotas e Rio Grande voltaram a ter alagamentos e, ainda na madrugada, Caxias do Sul registrou tremor de terra. A Defesa Civil orienta moradores a permanecerem em suas residências, a menos que seja percebido dano estrutural, e um geólogo irá avaliar as causas do tremor. Já em Gramado, também na Serra Gaúcha, uma rua desmoronou e moradores precisaram ser evacuados.
Em Porto Alegre, o Guaíba voltou a subir, chegando a 4,86 metros. Projeções da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) indicam que poderá atingir os 5,5 metros, superior ao recorde da semana passada. Nas ruas próximas ao lago, foram feitas barricadas para evitar que a cheia volte a se espalhar. Até agora, o Estado contabiliza 447 municípios atingidos, com 147 mortos, 127 feridos e 806 feridos. Um total de 538.241 pessoas precisaram ir para casas de parentes ou amigos e outros 80.826 estão protegidas em abrigos.
Foto: Maurício Tonetto/Secom
Comentários