Centrão decide apoiar Alckmin à presidência da República

DEM, PR, PP e Solidariedade, siglas que se reúnem sob o nome de Centrão, apoiarão Geraldo Alckmin como candidato do PSDB à presidência da República. Seus líderes se reuniram com ele em São Paulo. Josué Gomes (PR), filho do ex-vice-presidente José Alencar, será o vice.

Entre os participantes da reunião estavam os deputados Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Paulo Pereira da Silva (SD-SP), além do prefeito de Salvador (BA), ACM Neto (DEM). Agora, os presidentes dos partidos do bloco vão conversar para discutir o melhor momento para oficializar o apoio.

O Centrão reúne 164 deputados federais. Seu apoio significa que Alckmin ganhará mais 2 minutos e 35 segundos de tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Candidato algum terá mais tempo do que ele. Jair Bolsonaro, por exemplo, só terá 8 segundos.

Com o apoio do centrão, Alckmin, que tinha sozinho 1 minuto e 18 segundos na propaganda eleitoral na TV (em cada bloco de 12 minutos e 30 segundos), somará 4 minutos e meio, quase 40% de toda a fatia da disputa. Adversário histórico do PSDB, o PT, que ainda não fechou nenhuma aliança, tem 1 minuto e 34 segundos.

Alckmin disse, por meio de sua assessoria, que nada foi decidido e caberá a cada partido fazer suas escolhas na semana que vem. Embora sem representantes na reunião, o PR chancelou o acordo para apoiar Alckmin.

Uma das principais resistências à aliança com o tucano foi vencida, a do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM). Ele foi convencido a desistir de Ciro Gomes (PDT) por seus rompantes e incompatibilidade ideológica, especialmente depois de uma conversa entre economistas dos dois grupos, segundo a Folha de São Paulo.

Os partidos, no entanto, precisam aprovar no voto a aliança com Alckmin, o que deve ocorrer nas convenções nacionais de cada sigla. O prazo para as convenções encerra-se em 5 de agosto.

 

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.