CNI: Produção industrial brasileira cresce em julho e tem 3ª alta seguida

A produção industrial brasileira cresceu pelo 3º mês seguido com alta de 1,7 ponto em julho em relação ao mês de junho. Com isso, o indicador ficou acima da linha de 50 pontos, o que indica aumento da produção. As informações foram coletadas pela sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O levantamento traz ainda outras boas notícias sobre o emprego no setor, que não cai há 13 meses, e sobre a utilização da capacidade instalada, a melhor para essa época do ano desde 2013. Isso ganha ainda mais peso quando lembramos que a média salarial da indústria é maior que a de outros setores, como o de serviços. E nesse cenário, as empresas maiores é que estão gerando mais empregos.

Por outro lado, os estoques estiveram abaixo do planejado e caíram um pouco mais em julho. Ainda assim, diz a CNI, estão acima do registrado no segundo semestre de 2020, quando o problema da falta de insumos e matérias-primas atingiu seu ponto mais crítico.

A pesquisa também revelou que a maioria dos empresários da indústria espera crescimento da demanda e das exportações e, com isso, aumento no número de trabalhadores e suas compras de matérias primas para a produção.

A CNI ouviu 1.914 empresas, sendo 773 pequeno porte, 665 médio porte e 476 de grande sobre as atividades no mês de julho. Os indicadores são próprios da CNI, a partir de entrevistas mensais com os industriais.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.