Confiança no comércio sobe 2 pontos em junho ante maio, para 95,9 pontos, diz FGV

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 2,0 pontos na passagem de maio para junho, para 95,9 pontos. A informação foi dada nesta terça-feira (29) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ainda de acordo com o instituto em médias móveis trimestrais, o indicador cresceu 7,8 pontos.

“O resultado positivo desse mês foi influenciado pela percepção de aumento do ritmo de vendas, enquanto as expectativas voltaram a oscilar, sugerindo que o cenário para os próximos meses ainda apresenta riscos”, afirmou Rodolpho Tobler, coordenador da Sondagem do Comércio no Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV), em nota oficial.

Em junho, houve melhora na confiança em quatro dos seis principais segmentos do comércio. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 9,3 pontos, para 104,2 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE-COM) recuou 5,9 pontos, para 87,6 pontos.

De acordo com o coordenador, a confiança do comércio subiu pelo terceiro mês consecutivo, consolidando a tendência positiva que o setor vem passando após período de medidas mais restritivas no final do primeiro trimestre de 2021.

Alguns fatores podem influenciar nessa retomada. “A melhora da confiança do consumidor, ampliação da vacinação e recuperação do mercado de trabalho”, explicou Tobler.

“Mas a incerteza e os riscos de novas ondas da pandemia ainda pesam no sentido oposto”, declarou o coordenador.

A Sondagem do Comércio de junho coletou informações de 801 empresas entre os dias 1º e 24 do mês.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.