Doria é a capa da primeira VOTO de 2017

Em seu primeiro mês de mandato, João Doria surpreendeu com uma rotina frenética, soluções criativas, lançamentos de impacto e medidas polêmicas. Em meio a essa agenda acelerada, o prefeito de São Paulo respondeu a perguntas da Revista VOTO, para a matéria de capa da primeira edição de 2017, que retrata o primeiro mês deste novo protagonista da política brasileira.

A edição 131 também dedica espaço para uma ampla reportagem sobre um ano desafiador para o Brasil e o mundo. O que esperar do Brasil, entre reformas e investigações, e do mundo, sob o efeito Trump.

Sobre a conjuntura brasileira, a postura da presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, retratada nesta edição na seção Mulheres de Poder, reforça a transparência.

Sobre a incógnita americana, o colunista Marcos Troyjo analisa a encruzilhada na qual os EUA se colocam e arrastam o mundo: ou amargam o isolamento, ou reinventam a globalização.

“Obama, vamos sentir saudade!”, escreve Marta Suplicy, ao lembrar o presidente que assumiu os EUA e um uma profunda crise econômica e, oito anos depois, deixou a Casa Branca com um legado de economia em expansão, queda de desemprego e aumento de renda.

Em época de intolerância crescente, existe uma arma poderosa, em desuso: a literatura. Uma das principais vozes pelo diálogo entre Israel e Palestina, o escritor David Grossman, que em 2006 perdeu o filho Uri na Guerra Israel-Líbano, defende o papel da literatura como forma de compreender o outro – mesmo que o “outro” seja um inimigo  – e assim furar as bolhas do fanatismo. É o que ele explica nesta entrevista exclusiva para a Revista VOTO.

No Brasil, a guerra é travada nos presídios e nas ruas. A convulsão nas cadeias, e a busca de soluções para pacificá-las e reduzir a criminalidade, é o tema dos colunistas Germano Rigotto e Igor Morais.

Todas essas preocupações motivam os eventos Brasil de Ideias, que nesta edição resume os compromissos da gestão do novo prefeito de Porto Alegre, Marchezan Jr, e o debate “O Brasil daqui para a frente”, entre José Ernesto Bologna, psicólogo, administrador e fundador da Ethos, e Marcos Troyjo, economista e cientista político.

Nas páginas de Arte, Eduardo Vieira da Cunha discorre sobre artistas que trabalham com o tema da morte.

Na reestreia da página Política de Vida, a comunicadora Mauren Motta, que celebra o sucesso do Conexões RS, ponto de encontro no Facebook entre empreendedores e potenciais clientes ou parceiros, e está prestes a lançar outra novidade.

A Revista VOTO inicia 2017 com um novo editor. O experiente jornalista Altair Nobre assume a coordenação editorial com o desafio de concretizar a nacionalização do veículo e de manter uma linha direta com a Capital Federal.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.