Eleições nas telas de cinema

O cinema já abordou as eleições em filmes que se tornaram clássicos e, também, em produções mais ou menos permanentes. O certo é que os pleitos eleitorais provocam emoções nas telas dos cinemas quase tão reais como na vida.

MERA COINCIDÊNCIA (1997)

Direção: Barry Levinson

Com: Dustin Hoffman, Robert De Niro e Anne Heche

Traz um presidente americano premido por um escândalo sexual às vésperas da eleição. Ele resolve inventar uma falsa guerra com a Albânia, através de um produtor de Hollywood, para criar um fato que una a população em torno dele. Era um antepassado das modernas fake news. Essa comédia maravilhosa – que reúne Robert de Niro e Dustin Hoffman – mostra o poder da mídia e a falta de limite dos políticos e governantes.

MILK – A VOZ DA IGUALDADE (2008)

Direção: Gus Van Sant

Com: Sean Penn, Emile Hirsch e Josh Brolin

Conta a história real de Harvey Milk. Ativista dos direitos dos homossexuais, fez história nos Estados Unidos ao ser o primeiro deputado abertamente gay eleito. Anos depois, ele foi assassinado por um colega. É um filme excelente, com um trabalho antológico e premiado de Sean Penn.

O CANDIDATO (1972)

Direção: Michael Ritchie

Com: Robert Redford, Peter Boyle e Melvyn Douglas

Espetacular drama sobre um jovem agricultor da Califórnia que resolve enfrentar, quase sem chances, o senador há anos eleito em seu distrito. Robert Redford e Peter Boyle estão impecáveis como o candidato e seu mentor nesse filme político de primeira grandeza sobre os meandros de uma campanha.

NO (2012)

Direção: Pablo Larrain

Com: Gael García Bernal, Alfredo Castro e Antonia Zegers

Filme chileno sobre a Campanha do Não no plebiscito convocada pelos militares sobre o apoio da população ao governo do Chile em 1988. Gabriel Garcia Bernal faz o publicitário que comanda – com ideias geniais e sob forte perseguição – o “não”. Emocionante.

MEU QUERIDO PRESIDENTE (1995)

Direção: Rob Reiner

Com: Michael Douglas, Annette Bening e Martin Sheen

Um presidente americano viúvo vai enfrentar a campanha para a reeleição sob forte oposição de seus inimigos políticos. E com a dificuldade adicional de ter se apaixonado por uma ativista ambiental que faz forte resistência às políticas de seu governo. O charme de Michael Douglas e Annette Benning e a beleza das imagens na Casa Branca valem o filme.

TUDO PELO PODER (2011)

Direção: George Clooney

Com: Ryan Gosling, George Clooney e Philip Seymour Hoffman

O idealista assessor de um governador candidato à Presidência dos Estados Unidos se depara com os conchavos mais escabrosos, feitos na calada da noite, para assegurar a possibilidade de eleição de seu chefe. Ele tem de optar entre seus princípios ou a vitória. Filme com um elenco excepcional, no qual se salientam Ryan Gosling, George Clooney, Paul Giamatti, Phillip Seymour Hoffman e Evan Rachel Wood.

NIXON (1995)

Direção: Oliver Stone

Com: Anthony Hopkins, Joan Allen e Ed Harris

Anthony Hopkins dá vida a Richard Nixon, talvez o presidente mais controvertido dos EUA, ainda mais na visão do sempre polêmico cineasta. O filme tem uma câmera nervosa e o roteiro cheio de provocações. No elenco, os ótimos Joan Allen, Bob Hoskins, Ed Harris e James Woods.

Por Marco Antônio Campos

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.