ENCONTRO NACIONAL DE PREFEITOS EM FLORIANÓPOLIS

Os desafios da gestão nos municípios brasileiros e a avaliação das expectativas para as eleições de outubro estão em debate, em Florianópolis, no encontro anual da FNP – Frente Nacional de Prefeitos – que reúne os 400 maiores municípios brasileiros, incluindo as capitais.

Fake news, desconstrução de reputações e limites da fiscalização eleitoral monopolizaram as discussões desta quinta-feira,12. No painel de abertura o especialista em marketing eleitoral Marcos Martinelli alertou para a manutenção do clima político polarizado, projetando que “infelizmente o País enfrentará as eleições de outubro ainda com redes sociais servindo para difusão de fake news com o objetivo de desconstruir adversários, estimulando a mentira e a intolerância e, assim, adiando mais uma vez discussão construtiva das soluções que os municípios e seus cidadãos precisam.”

O palestrante elogiou o avanço da legislação de combate aos perfis fakes ao proibir e criminalizar quem cria ou divulga fake news, podendo chegar à prisão e suspensão de candidatura dos que utilizarem este expediente, embora embora diga ter dúvidas sobre a capacidade de a justiça eleitoral conseguir efetivamente punir os que cometerem estes crimes.
Para Martinelli, os partidos terão pouca influência na eleição municipal, onde o contato do eleitor com o candidato é mais próximo. Por isto, indicou que os candidatos à reeleição “não economizem sola de sapato e conversa direta com o eleitor, que garante maior fidelização do voto”. Apesar do crescimento das redes sociais, o palestrante reforçou que os candidatos não descuidem dos programas de rádio e TV, que continuam sendo o melhor meio de se comunicar com as pessoas menos favorecidas e os desempregados que não tem livre acesso à internet. Martinelli sugeriu que o Triibunal Superior Eleitoral crie um manual para orientar os prefeitos-candidatos, “caminhando na direção da justiça agir mais como orientadora do que “punidora” de prefeitos.”

Aos prefeitos presentes, Martinelli orientou que as prefeituras não tirem os sites do ar durante o período eleitoral, destacando que a correta comunicação institucional não é propaganda e, sim, prestação de informações dos atos da administração que a sociedade precisa ter. O palestrante ponderou que “a decepção com a política local está associada à má prestação dos serviços públicos, que tem relação direta com a capacidade financeira e a eficiência da gestão pública”.

Marcos Martinelli encerrou fazendo um alerta àqueles que buscam a reeleição, informando que o histórico de boas realizações, por si só, não garante a reeleição: “a vitória só chega com a confiança do eleitor na capacidade e determinação do candidato em fazer mais entregas nos próximos quatro anos. Mais importante do que vocês já fizeram, será o que o eleitor acreditar naquilo que vocês ainda podem fazer”, concluiu.

http://marcosmartinelli.com.br/

Imagens: FNP Divulgação.

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