Opinião – “Como preparar sua estratégia de investimento para o atual cenário do Brasil?”

CEO One Investimentos – André Rosa

O Brasil vive um momento único quando se fala de investimentos. O mercado financeiro está cada vez mais acessível e a oferta de produtos e opções para investir nunca foi tão ampla como é hoje. Além disso, a taxa de juros atual em 13,75% torna quase irresistível ter uma enorme parcela – senão tudo – do patrimônio em renda fixa.

Enquanto escolher bem as opções de produtos constitui uma parte importante do processo, um estudo publicado na Association for Investment Management and Research concluiu que 94% do sucesso de um portfólio de investimentos vem do mix de diferentes classes de ativos (como renda fixa e renda variável). Enquanto a maior parte das pessoas está focada em determinar se um investimento ou outro é o melhor, poucos se preocupam com a composição da sua carteira de uma maneira geral.

Isso não significa que o investidor deve imediatamente procurar opções além da renda fixa. Significa que ele primeiro deve entender qual o seu perfil de investidor, que hoje pode ser obtido de forma extremamente rápida, e aí sim seguir a composição que mais respeita esse perfil – para alguns, isso continuará sendo a renda fixa. Para outros, verão que deveriam estar com uma carteira mais diversificada – afinal, o mercado é cíclico e as coisas sempre vão mudar.

Como, então, se preparar para um Brasil onde as opções de investimentos serão cada vez mais amplas? Se você tem um assessor de investimentos, é impreterível fazer um alinhamento sobre seu perfil de investidor e sua tolerância a riscos.

Muitos cometem o erro de investir sem conhecer sua tolerância ao risco, o que traz consequências que não são óbvias até que o mercado comece a cair. Criar uma carteira com potencial para fornecer níveis adequados de risco e retorno em vários cenários de mercado é a diversificação adequada.

Em vários momentos, os investidores pensam que podem maximizar os retornos assumindo uma grande exposição em um título ou segmento, ou na maximização de retorno no curto prazo. Mas quando o mercado se move contra uma posição, pode ser desastroso. O melhor caminho é encontrar um equilíbrio e adequar sua estratégia de investimento com seu assessor.

O futuro reserva um mercado de investimentos cada vez mais completo e acessível a todos e isso é muito positivo. Sobressairá quem conseguir manter a disciplina de investir de acordo com o próprio perfil e objetivos e respeitar a diversificação para não ser pego de surpresa com as mudanças que o mercado trará.

CEO One Investimentos – André Rosa

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.