Exame/Ideia: Lula lidera pesquisa com 45%; Bolsonaro tem 36%

De acordo com a pesquisa eleitoral EXAME/IDEIA, se o primeiro turno da eleição presidencial fosse hoje, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) passariam para o segundo turno. Realizada pelo Instituto Idea, a pesquisa foi divulgada pela Revista Exame nesta quinta-feira (23).

Lula aparece com 45% das intenções de voto, e Bolsonaro com 36%. Na sequência estão Ciro Gomes (PDT), com 7%, e Simone Tebet (MDB), com 3%.

Com relação a porcentagem de intenções de voto por região do país, a pesquisa aponta que Bolsonaro tem vantagem sobre Lula no Norte (38% a 23%), no Centro-Oeste (36% a 24%), e no Sul (28% a 26%). Já o petista está na dianteira no Nordeste (51% contra 22%). No Sudeste o cenário é de empate, com os dois pré-candidatos pontuando 33%.

Em uma pesquisa estimulada sobre eventual segundo turno, os dois aparecem próximos nas intenções de voto. Lula com 48%, contra 41% de Bolsonaro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Foram ouvidas 1.500 pessoas entre os dias 17 e 22 de junho.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.