Facebook divulga lista de páginas e perfis excluídos

O Facebook divulgou nota sobre a retirada do ar de 196 páginas e 87 perfis que violavam as políticas de autenticidade da plataforma como parte de sua política de combate a notícias falsas. Questionada da decisão pelo Ministério Público Federal de Goiás, a empresa enviou ao órgão a lista completa das contas afetadas.

Entre os perfis excluídos, aparecem páginas como “Bolsonaro Presidente”, “Brasil 200” e “Ceticismo Político”, além de outros não relacionados a temas políticos, como “Dance como se ninguém tivesse te olhando dançar”, “Emprego Rápido” e “Google da Depressão”. A lista completa foi divulgada pelo MPF-GO.

Na época dos fatos, o Facebook disse que desativou os perfis por sua participação em “uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”.

Por meio de nota, a empresa disse que “dá voz a milhões de pessoas no Brasil, e queremos ter certeza de que suas conversas acontecem em um ambiente seguro e autêntico. A autenticidade é o pilar de nossa comunidade. Acreditamos que as pessoas se responsabilizam mais pelo que dizem e fazem quando usam identidades genuínas”.

“Nós não permitimos esse tipo de comportamento no Facebook, e estamos investindo fortemente em pessoas e tecnologia para remover conteúdo ruim de nossos serviços. Temos atualmente 20 mil pessoas trabalhando em segurança e revisão de conteúdo em todo o mundo. Contamos com as denúncias de nossa comunidade a respeito de conteúdos que possam violar nossas políticas e usamos tecnologia como machine learning e inteligência artificial para detectar comportamento ruim e agir mais rapidamente”, finalizou, segundo a Rádio Jovem Pan.

Veja a nota:

“O Facebook dá voz a milhões de pessoas no Brasil, e queremos ter certeza de que suas conversas acontecem em um ambiente seguro e autêntico. A autenticidade é o pilar de nossa comunidade. Acreditamos que as pessoas se responsabilizam mais pelo que dizem e fazem quando usam identidades genuínas. É por isso que exigimos isso no Facebook.

Especificamente, nossos Padrões da Comunidade estabelecem nossas políticas de autenticidade, ao prever que as pessoas não têm permissão para:

Representar falsamente sua identidade:

Usando um nome que desrespeite nossas políticas de nome
Fornecendo uma data de nascimento falsa

Faça mau uso de nosso produto de perfis:

Criando um perfil para um menor de 13 anos
Mantendo múltiplas contas
Criando perfis não autênticos
Compartilhando uma conta com terceiro
Criando outra conta após ter sido banido do site
Esquivando-se das exigências de registro descritas em nossos Termos de Serviço

Passar-se por outros:

Usando imagens de terceiros com o objetivo explícito de enganar as pessoas
Criando um perfil fingindo ser ou falando por outra pessoa ou entidade
Criando uma Página que fala por outra pessoa ou entidade sem autorização, quando a parte autorizada desaprova o conteúdo

Envolver-se em comportamento não autêntico, que inclui criar, gerenciar ou perpetuar:

Contas falsas
Contas com nomes falsos
Contas que participam, ou alegam participar, de comportamentos não autênticos coordenados, ou seja, em que múltiplas contas trabalham em conjunto com a finalidade de:
Enganar as pessoas sobre a origem do conteúdo
Enganar as pessoas sobre o destino dos links externos aos nossos serviços (por exemplo, fornecendo uma URL de exibição incompatível com a URL
de destino)
Enganar as pessoas na tentativa de incentivas compartilhamentos, curtidas ou cliques
Enganar as pessoas para ocultar ou permitir a violação de outras políticas de acordo com os Padrões da Comunidade.

Conforme requisitado pelo MPF/GO, segue em anexo a lista das 196 Páginas e 87 contas, incluindo os identificadores de cada. User ID (“UID”) é um identificador único para uma conta. Object ID (“OID”) é um identificador único para uma Página. Para as Páginas, a lista também contém o nome atribuído para cada Página por seu Criador ou Administrador, à época da remoção.

Todas as Páginas e contas foram removidos em 25 de julho de 2018, depois de uma rigorosa investigação que identificou violação direta às nossas políticas de autenticidade. Essas Páginas e contas faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook. Elas participaram de ou estavam associadas a contas que criaram, gerenciaram ou perpetuaram:

Contas falsas
Contas com nomes falsos
Contas que participam, ou alegam participar, de comportamentos não autênticos coordenados, ou seja, em que múltiplas contas trabalham em conjunto com a finalidade de:
Enganar as pessoas sobre a origem do conteúdo
Enganar as pessoas sobre o destino dos links externos aos nossos serviços (por exemplo, fornecendo uma URL de exibição incompatível com a URL
de destino)
Enganar as pessoas na tentativa de incentivar compartilhamentos, curtidas ou cliques
Enganar as pessoas para ocultar ou permitir a violação de outras políticas de acordo com os Padrões da Comunidade.

Nós não permitimos esse tipo de comportamento no Facebook, e estamos investindo fortemente em pessoas e tecnologia para remover conteúdo ruim de nossos serviços. Temos atualmente 20 mil pessoas trabalhando em segurança e revisão de conteúdo em todo o mundo. Contamos com as denúncias de nossa comunidade a respeito de conteúdos que possam violar nossas políticas e usamos tecnologia como machine learning e inteligência artificial para detectar comportamento ruim e agir mais rapidamente.

Agradecemos e esperemos que a informação seja útil.

Atenciosamente,

Facebook, Inc.”

Foto: Renova Midia

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.