“A família investidora e o family office” é lançado em Porto Alegre e Caxias

Entre famílias empresárias e empresas familiares, a grande dificuldade enfrentada está em perpetuar a riqueza para as gerações seguintes. É um assunto antigo, de escala global e citado com um provérbio bem conhecido, na versão brasileira difundido como “pai rico, filho nobre, neto pobre”.

Deixando ditados populares de lado e entrando no mundo real, nos EUA, sobrenomes emoldurados por fortunas no início do século 20 foram perdendo posições na lista dos mais ricos. A preocupação continua atual: ao longo de 30 anos, até 2011, 70% das famílias detentoras que grandes quantias em ranking da Forbes também seguiram o mesmo caminho e deixaram de frequentar o topo.

Conforme pesquisas realizadas no mundo pela Campden Research e no Brasil pela PwC, perpetuar o patrimônio conquistado por gerações e assegurar o futuro de empresas familiares em longo prazo é o objetivo de muitas famílias que, às vezes, fica no caminho pela falta de conhecimento de como fazer isso. Para colocar luz neste terreno no qual tantos se perderam, três especialistas no assunto lançam o livro “A família investidora e o family office”.

De maneira inovadora, a obra mostra as melhores práticas no setor e exemplos de sucesso que podem ser repetidos. Família Investidora, Governança Patrimonial e Family Office são os principais conceitos abordados. Um comparativo com as grandes gestoras de ativos de universidades americanas – os endowments – também é mostrado no livro devido à grande similaridade existente entre as instituições.

“As famílias foram protagonistas quando iniciaram seus negócios e devem continuar a desempenhar esse papel ao gerenciar sua riqueza”, afirma Marcelo Geyer Ehlers, um dos autores do livro juntamente com Antonio Fernando Azevedo e Grégoire Balasko Orélio. Os três são sócios da INEO, empresa que se dedica a tornar grupos familiares protagonistas na gestão de seu patrimônio por meio de family office.

O lançamento será nesta quinta, dia 9/11, às 19h, na Livraria Cultura, no Bourbon Country, em Porto Alegre. Amanhã, 10/11, é o dia de Caxias do Sul, às 8h, na CIC.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.