Foco na Primeira Infância

O Criança Feliz chegou para reforçar o trabalho do Primeira Infância Melhor (PIM) no Rio Grande do Sul. O ministro Osmar Terra acompanhou uma visita em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, e viu de perto os resultados na família. Andréa, que está sendo acompanhada pela visitadora Maria Pestes desde a gravidez, contou ao ministro que já percebe diferença na caçula em relação aos outros dois filhos, de 9 e 11 anos. “Noto que, apesar de ter apenas 3 meses, a Yasmin já é muito esperta. Está sempre atenta às cores, às histórias que a Maria e eu contamos. Estou muito feliz com os resultados”, comemorou.

Terra ressaltou que o exemplo do RS atinge, agora, todo o país. “O que o Rio Grande do Sul já faz há anos com o Primeira Infância Melhor,  está começando no Brasil inteiro com o Criança Feliz. O trabalho gaúcho é referência nacional e internacional. Estamos estruturando famílias, mudando a realidade delas a longo prazo”, disse.

O programa também já está em comunidades quilombolas. No interior gaúcho, Franciane Mourão acompanha 14 famílias do Quilombo Rincão das Almas, distante 30 quilômetros de São Lourenço do Sul.  “Por meio do estímulo adequado, o comportamento da criança muda. Com o atendimento domiciliar, os pais também passam a prestar mais atenção no desenvolvimento dos filhos”, destacou.

O PIM – idealizado por Terra quando era secretário de Saúde do RS – já atendeu 200 mil famílias no Estado, e as ações têm sido reforçadas pelo Criança Feliz, cuja visitação domiciliar já está presente em 79 municípios gaúchos. Na hora de brincar e interagir com os filhos, os pais são incentivados a valorizar elementos da própria cultura e a utilizar objetos disponíveis no ambiente.  No Brasil, até agora, 2.614 municípios aderiram à iniciativa, e a visitação domiciliar já ocorre em 436 cidades. A expectativa do governo federal é atender cerca de 4 milhões de crianças até 2018.

Foto: Clarice Castro/Ascom MDS

 

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.