Governo vai revisar contratações e demissões de comissionados
O governo federal vai revisar as contratações e demissões de funcionários públicos comissionados, bem como a movimentação financeira dos ministérios nos últimos 30 dias. O anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, após a reunião do presidente Jair Bolsonaro com sua equipe ministerial hoje (3), realizada no Palácio do Planalto e que durou cerca de três horas.
O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse que foi uma conversa de “alinhamento” com cada ministro. Segundo ele, será feito um “pente fino” em todos os conselhos que atuam na administração direta. Onyx reiterou que o governo vai fazer a reforma da Previdência. A próxima reunião com os ministros foi agendada para o dia 8 de janeiro, segundo a Agência Brasil.
Desburocratização e enxugamento da máquina pública e melhoria da qualidade de serviços prestados à população brasileira foram alguns dos temas abordados. Hoje, mais de 300 funcionários comissionados que integravam a Casa Civil da Presidência da República na última gestão foram exonerados. A medida foi adotada para uma nova composição de equipe, mais alinhada com o novo governo.
Além de Bolsonaro, o chamado Conselho de Governo é composto pelo vice-presidente, o general Hamilton Mourão, pelos 22 ministros e pelo chefe de gabinete da Presidência. O objetivo do grupo é assessorar o presidente na formulação de diretrizes de ação governamental.
As primeiras orientações transmitidas aos ministros foram para reduzir a estrutura administrativa; cortar cargos comissionados; reduzir níveis de hierarquia nas pastas; e melhorar a eficiência de serviços públicos.
O ministro disse que ficou definido que cada ministro deverá fazer um levantamento de todos os imóveis da União nos estados. A ideia é criar “Casa Brasil” em cada estado para concentrar as pastas. Estima-se que hoje a União tenha 700 mil imóveis e ainda assim aluga outros.
Lorenzoni contou que o presidente Jair Bolsonaro aprovou decisão de exonerar comissionados para “despetizar” estruturas de governo e afirma que é preciso “limpar a casa”. Os ministros estão autorizados a fazer o mesmo que foi feito na Casa Civil.
foiO presidente Jair Bolsonaro posa para foto oficial.
Comentários