Greve na Argentina atinge serviços e afeta voos no Brasil

A greve geral na Argentina que começou nesta segunda-feira (25) atinge o transporte coletivo, os postos de gasolina e os bancos e comprometem voos que partem do Brasil. É a terceira greve geral em dois anos e meio da gestão do presidente Mauricio Macri. Os organizadores do protesto calculam que pelo menos 1 milhão de trabalhadores devem aderir à greve, convocada pela Confederação Geral do Trabalho (CGT), que agrupa os principais sindicatos da Argentina.

Há voos cancelados em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba, Porto Alegre e Brasília. A Latam e a Gol anunciaram o cancelamento de seus voos para Argentina. Pelo menos um voo da Latam que partiria voo de Brasília foi cancelado. Outros 4 voos que sairiam de Buenos Aires até Porto Alegre, ou que tinham como destino a capital argentina, foram cancelados nesta segunda-feira.

A Aerolíneas Argentinas anunciou que também cancelou todos os seus voos. Os passageiros que desejem reembolso poderão pedir por meio do mesmo canal que utilizaram para a compra. Além disso, os passageiros que preferirem reprogramar seus voos, até dentro dos próximos 15 dias da greve, poderão fazê-lo sem restrições e de acordo com a disponibilidade de lugares.

A circulação de caminhões é quase inexistente, de acordo com a agência Efe. Em Buenos Aires, também não funciona o trem de mercadorias que liga os setores do porto.

Os portos e aeroportos, as estações e linhas de ferrovia, as entidades bancárias, os escritórios, hospitais (exceto urgências) e escolas públicas, os serviços de coleta de lixo e postos de gasolina também serão afetados pela greve.

A paralisação ocorre cinco dias após o primeiro desembolso dos US$ 50 bilhões que o Fundo Monetário Internacional (FMI) colocou à disposição do governo argentino.A medida vale pelos próximos 36 meses e tem o objetivo de ajudar o país a superar a crise cambial e colocar as contas em ordem. Em troca do empréstimo, o governo se comprometeu a reduzir os gastos públicos e a inflação, que este ano deve chegar a quase 30%.

Foto: Aeroporto de Guarulhos/ Correio do Povo

Tag:

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.