Grupo VOTO: 19 anos acompanhando a política brasileira

Neste 17 de abril de 2023, o Grupo VOTO completa 19 anos. Idealizado e presidido por Karim Miskulin, o Grupo nasceu em Porto Alegre (RS) como VOTO Comunicação Aplicada à Política, uma empresa focada em estratégias de marketing político e cursos de formação. Atualmente sediado em São Paulo (SP), transformou-se em um conglomerado de empresas das áreas de negócios, interlocução política, comunicação e sustentabilidade.  

Hoje, ao falar sobre a atuação do Grupo VOTO, é necessário falar em transversalidade. Distribuída em quatro verticais, a interlocução promovida entre os setores público e privado se dá por meio de: produção de conteúdo através da Revista VOTO e do Portal; relacionamento político e empresarial com o fórum Brasil de Ideias; consultoria de relações governamentais; e comunicação corporativa.

“Nascemos com a missão de ser um veículo potente na formação de opiniões, contribuindo para a difusão de informação política e análise, provocando o espírito crítico e promovendo o debate de ideias entre quem governa e quem contribui diretamente para o PIB brasileiro. Além disso, queremos mostrar que a boa política é o único canal democrático para se conquistar o bem-estar social. Desde 2004, é isso que me move!”, reflete Karim sobre os 19 anos de existência do Grupo VOTO, durante os quais testemunhou e participou ativamente do fazer-se da democracia brasileira moderna.

Revista VOTO

Criada em 2004 com o objetivo de promover um jornalismo líder em informação dirigida aos segmentos políticos e econômicos, a Revista VOTO agregou eventos memoráveis à sua história. Acompanhou grandes mudanças no poder e na economia, tanto em âmbito nacional quanto internacional. No Brasil, narrou de perto, com toda a sua independência editorial e política, a trajetória de cinco presidentes. Noticiou o impeachment de uma presidente, a morte de um candidato ao Palácio do Planalto, a transformação da vontade popular e a chegada da esquerda e da direita ao Executivo maior. Além disso, especialistas e colunistas aprofundaram assuntos do processo democrático brasileiro e internacional — seguro dizer que, ao longo das suas 158 edições, nada escapou ao olhar da VOTO.

Instituto VOTO e Fórum Brasil de Ideias

Em 2008, surge o Instituto VOTO de Estudos Políticos, entidade sem fins lucrativos com o objetivo de fomentar a educação política por meio de projetos em escolas públicas. Através dele, Karim Miskulin também idealizou o projeto Brasil de Ideias, principal fórum de discussão política do país e um dos mais expressivos também da América Latina, hoje consolidado, inclusive, globalmente. Com edições sistemáticas em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o debate reúne os líderes e os empresários mais influentes da nação.

Anualmente, o Brasil de Ideias promove uma missão internacional em Nova York, que inclui a participação no tradicional jantar “Person of the Year”. Os roteiros sempre contemplam imersões nas principais universidades do mundo – como Columbia e MIT – e rodadas de negócios entre empresários brasileiros e os maiores players de investimento global. A programação nos EUA costuma ser em parceria com o Financial Times e, em uma das suas edições, também o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, esteve no palco do Brasil de Ideias. 

Como o evento reúne ilustres personalidades que decidem os rumos do país, cada edição é um megafone para os principais veículos de comunicação do Brasil, repercutindo pautas, diálogos e propostas de Norte a Sul. Desde o surgimento do fórum, foram realizados mais de 80 debates, com a participação e o patrocínio de empresas líderes. Além disso, a repercussão do fórum nos principais veículos de comunicação também já contribuiu para regular, inclusive, a B3 — eis a dimensão da sua relevância.

Retrospectiva: 19 anos de histórias

Durante o período entre 2004 e 2023, a política do Brasil passou por muitas mudanças significativas. O Grupo VOTO nasceu na metade do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, tendo testemunhado suas políticas sociais voltadas para a redução da pobreza, como o programa Bolsa Família, bem como as reformas econômicas, incluindo a criação do programa Minha Casa Minha Vida, que oferecia financiamento para a compra de imóveis para famílias de baixa renda. 

Depois, em 2010, o PT seguiu no poder com a figura de Dilma Rousseff, que continuou as políticas sociais e econômicas de Lula, mas enfrentou uma série de desafios, incluindo uma queda nos preços das commodities e um aumento do déficit fiscal. Isso levou a medidas de austeridade, como cortes de gastos públicos e aumentos de impostos. A popularidade de Dilma caiu e, em 2016, ela foi deposta por um processo de impeachment.

No mesmo ano, Michel Temer, do então Partido do Movimento Democrático Brasileiro, hoje MDB, assumiu a presidência, tendo promovido reformas econômicas, incluindo a trabalhista e a da previdência, que foram altamente controversas.

Em 2018, o Brasil experimentou uma das maiores polarizações da sua história. Nesse ano, Jair Bolsonaro, então do Partido Social Liberal (PSL), foi inclusive vítima de um atentado contra a sua vida durante as eleições, que acabou vencendo. Bolsonaro prometeu uma agenda conservadora e de direita, incluindo políticas econômicas liberais e uma postura dura contra o crime. 

Hoje, no alto dos seus 19 anos, o Grupo VOTO analisa a gestão de Lula, o atual presidente que retornou ao poder após vencer a eleição de 2022. Ele vem implementando políticas para reduzir a desigualdade social, incluindo o aumento do salário mínimo e a expansão do programa Bolsa Família. Além disso, prometeu investir em infraestrutura e energias renováveis, e enfrenta desafios significativos, incluindo uma economia enfraquecida e uma pandemia contínua.

Além dos representantes supremos do povo brasileiro, o país também viu nascer novos líderes, que representam um fôlego de ar fresco para os componentes da chamada velha política. Hoje, o grande desafio é resgatar o caráter prático e utilitário da política, pois é preciso enxergar que resumi-la a um entrave ideológico é o mesmo que levar adiante um cenário desgastado, beligerante e polarizado. O Brasil é autor de grandes conquistas, e são muitas as razões para acreditar que, mesmo a passos lentos e muita turbulência, avançamos.

Parcerias de sucesso

Condição sine qua non para que o Grupo VOTO tenha germinado e florescido abundante e profícuo em seu desenvolvimento é a presença constante e potente dos nossos patrocinadores. Já dizia Cícero que “a gratidão é não só a maior das virtudes, mas origem de todas as outras”. Que venham os próximos anos, portanto, e que sigam sendo brilhantes.

Aos patrocinadores e parceiros que estiveram conosco ao longo desses 19 anos,

Banrisul

Souza Cruz (BAT Brasil)

Dana Gerdau

Braskem, Safeweb

General Motors

CMPC Celulose

Grupo Carrefour

EMS Farmaceutica

RV Ímola Logistica

Hapvida

Grupo Ferrero

BCP Engenharia

BK Consultoria

One Investimentos

Sovos

Tereos Açúcar

… O nosso muito obrigado!

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