Indústria de saúde apoiada por projeto da Apex-Brasil registra crescimento de 31,1% em 2021. É o melhor resultado dos últimos cinco anos

A indústria de saúde brasileira apoiada pelo Brazilian Health Devices (BHD) – projeto de exportação da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – registrou crescimento de 31,1% em 2021, em comparação com 2020. É o melhor resultado dos últimos cinco anos.

Ao todo, 145 indústrias que integram o programa comercializaram US$ 116,6 milhões em dispositivos médicos no período. O montante representa 16,5% do total de exportações brasileiras do setor (US$ 746,8 milhões).

Em 2021, essas exportações se concentraram na América e na Europa, sendo que Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Estados Unidos e Suíça se destacaram como principais destinos. Ao longo de 2021, as empresas nacionais expandiram suas fronteiras e passaram a exportar também para países como Butão, Guadalupe, Ilhas Virgens, Sudão do Sul, Tadjiquistão e Turcomenistão.

Vale ressaltar que o crescimento das empresas apoiadas pelo projeto vai na contramão das exportações totais de dispositivos médicos brasileiros, que registraram retração de 1,6% em 2021, puxada pelo segmento laboratorial que acumulou queda de 43,8%.

Incentivo da Apex também eleva exportação no agronegócio

De janeiro a dezembro do ano anterior, as empresas do agronegócio apoiadas pela Apex-Brasil faturaram 27,2 bilhões de dólares com exportações. O valor representa um crescimento de 10,3% em relação aos 24,4 bilhões de dólares de 2020.

Pela primeira vez, a exportação de frutas ultrapassou o faturamento de 1 bilhão de dólares. Com 98% das exportações incentivadas pela Apex-Brasil, a carne bovina obteve receita de 9,2 bilhões de dólares, alta de 8,5%. Também se destacou o setor vinícola, com crescimento de 91% para os vinhos finos e 32% para os espumantes, totalizando cerca de 8,5 milhões de litros embarcados.

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem a missão de desenvolver a competitividade das empresas brasileiras, promovendo a internacionalização dos seus negócios e a atração de investimentos estrangeiros diretos. A agência também coordena os esforços de atração de IED (investimentos estrangeiros diretos) para o país.

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