Irã e Argentina apresentam pedido para ingressar no BRICS

Argentina e Irã submeteram, nesta semana, seus pedidos para ingressarem oficialmente no grupo de economias emergentes conhecido como BRICS, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Atualmente, os BRICS representam 30% do PIB global e 40% da população mundial.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, a integração dos dois novos países ao bloco já teria começado:

“Claro que tanto a Argentina quanto o Irã são candidatos dignos e respeitáveis. O mais importante é que o processo preliminar já começou”, disse Lavrov em entrevista coletiva nesta terça-feira (28) em Ashgabat, capital do Turcomenistão.

Lavrov sublinhou que a entrada de países ao BRICS deve ser consensual entre os integrantes. Para o chanceler russo, “o principal critério será, antes de tudo, garantir a eficácia futura e o aumento dos resultados práticos desta organização”.

Na semana passada, Vladimir Putin afirmou que quer reforçar os vínculos entre os países do BRICS. A afirmação foi dada em meio a sanções dos países ocidentais contra a Rússia em decorrência do conflito com a Ucrânia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.