Jantar Brasil de Ideias com Marcos Troyjo, presidente do New Development Bank (NDB), e Flávio Rocha, Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência

Na última quinta-feira (23), o Grupo VOTO trouxe dois profundos conhecedores do contexto político e econômico internacional para o jantar Brasil de Ideias: Marcos Troyjo, presidente do New Development Bank (NDB), e Flávio Rocha, Secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência. Na pauta, os dois falaram sobre a nova configuração das potências globais e oportunidades competitivas para o Brasil.

Troyjo chamou a atenção para o avanço dos E7, bloco formado por países de economia emergente (China, Índia, Rússia, Brasil, Indonésia, México e Turquia). “A soma do PIB dos E7 totaliza 53 trilhões de dólares. Se fizermos o mesmo cálculo para o G7, chegaremos a 42 trilhões de dólares”, disse durante o encontro. Troyjo destacou também a mudança estrutural na demanda por alimentos, acelerada pela guerra entre Rússia e Ucrânia – segundo ele, trata-se de uma grande oportunidade para o Brasil, que pode se tornar o principal fornecedor de alimentos do planeta.

Rocha, por sua vez, mencionou o potencial do País em relação à Economia Verde, citando nossa matriz energética, que é uma das mais limpas do mundo. Na sequência, falou sobre a chamada Economia Azul, outra pauta fundamental para a Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). Baseada na riqueza dos oceanos, é uma grande aposta para o futuro da economia global. Nesta semana, aliás, o Secretário segue para a capital portuguesa que, entre 27 de junho e 01 de julho, sedia a Conferência dos Oceanos da Nações Unidas.

O evento ocorreu na sede da Athié Wohnrath (@athiewohnrath) e reuniu cerca de 40 convidados, dentre empresários, executivos e acadêmicos – convidados do Grupo VOTO.

O objetivo do Brasil de Ideias é esse: discutir a conjuntura política e econômica atual e também fomentar cada vez mais a relação entre o poder público e privado. Para isso, contamos sempre com nossos apoiadores: Carrefour Brasil, General Motors, Hapvida, BAT Brasil, RV Ímola e Ferrero Group.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.