Jornalismo e cinema: receita para ótimos filmes

O filme A História Verdadeira, de Rupert Goold, conta a história real do jornalista Michael Finkel, ex-New York Times que teve seu nome usado por um assassino que matou a família no Estado do Oregon. O longa-metragem me motivou a escrever sobre os grandes filmes com jornalistas.

CIDADÃO KANE (1941)

Direção: Orson Welles
O clássico dos clássicos. Um repórter começa a pesquisar a vida de Charles Foster Kane, o magnata dono de jornais. É baseado na vida de William Randolph Hearst. Figura em dez das dez listas de melhores filmes de todos os tempos.

A MONTANHA DOS SETE ABUTRES (1951)

Direção: Billy Wilder
Kirk Douglas vive um repórter em busca de um escândalo. Quando fica sabendo de um caçador de tesouros preso em uma mina, arma um verdadeiro circo para se promover nacionalmente.

A EMBRIAGUEZ DO SUCESSO (1957)

Direção: Alexander Mackendrickr
O colunista social J.J. Hunsacker (Burt Lancaster) consegue convencer um ambicioso assessor de imprensa (Tony Curtis) a romper o namoro de sua irmã com um músico de jazz.

A PRIMEIRA PÁGINA (1974)
Direção: Billy Wilder
O editor de um tabloide tenta convencer seu melhor jornalista a não aposentar-se, dando-lhe a missão de investigar o caso de um condenado à morte. Jack Lemmon e Walter Matthau estão notáveis nesse filme vencedor do Prêmio David di Donatello e indicado a três Globos de Ouro.

A HONRA PERDIDA DE KATHARINA BLUM (1975)

Direção: Volker Schlöndorff
Obra-prima em que uma jovem governanta tem sua vida desgraçada pelas matérias sensacionalistas de um tabloide de fofocas sobre seu namorado, um assaltante de banco. A paranoia do Estado policialesco se junta com o jornalismo marrom.

TODOS OS HOMENS DO PRESIDENTE (1976)

Direção: Alan J. Pakula
O caso Watergate, que forçou a renúncia do presidente Richard Nixon, contado pela ótica dos jornalistas do Washington Post Carl Bernstein (Dustin Hoffman) e Bob Woodward (Robert Redford). Indicado a oito Oscars, ganhou quatro,inclusive o de melhor ator coadjuvante para Jason Robards, que vive o lendário editor Ben Bradlee.

NETWORK (1976)

Direção: Sidney Lumet
Poderosa parábola sobre a busca de audiência a qualquer custo em uma rede de televisão. Faye Dunaway e William Holden estão excepcionais, mas o trabalho de Peter Finch como Howard Beale lhe rendeu um Oscar póstumo e entrou para a história do cinema.

AUSÊNCIA DE MALÍCIA (1981)

Direção: Sydney Pollack
As matérias investigativas de uma jornalista a partir do vazamento de informações de um promotor de justiça levam ao suicídio de uma mulher fragilizada. Paul Newman e Sally Field despontam nesse filme premiado no Festival de Berlim.

SOB FOGO CERRADO (1983)

Direção: Roger Spottiswoode
O caso real do assassinato de um jornalista em frente às câmeras na Nicarágua, durante a ditadura Somoza. Considerado o melhor filme sobre fotojornalismo.

OS GRITOS DO SILÊNCIO (1984)

Direção: Roland Joffé
Vencedor de três Oscars, dois BAFTAs e um Globo de Ouro. Narra a história real do jornalista que ganhou o Prêmio Pulitzer por suas matérias sobre a tomada de Phnom Penh, capital do Camboja, e sua amizade com um intérprete local.

O INFORMANTE (1999)

Direção: Michael Mann
O programa 60 Minutos, da CBS, nunca mais foi o mesmo depois que a matéria do produtor Lowell Bergman com denúncias contra um alto executivo da indústria de tabaco foi censurada pela direção da emissora com a concordância do lendário jornalista Mike Wallace. Al Pacino e Russell Crowe antológicos. Indicado para sete Oscars.

O CUSTO DA CORAGEM (2003)

Direção: Joel Schumacher
Um dos melhores trabalhos de Cate Blanchett. Ela interpreta a jornalista Veronica Guerin em sua combativa cobertura do tráfico de drogas em Dublin, capital da Irlanda.

BOA NOITE, BOA SORTE (2005)

Direção: George Clooney
As brigas do âncora de TV Edward R. Murrow com o senador Joseph McCarthy rendem um ótimo filme sobre a liberdade de expressão.

ZODÍACO (2007)

Direção: David Fincher
A cobertura sobre os crimes de um serial killer em São Francisco leva dois jornalistas a uma obsessão sem limites. Robert Downey Jr. e Jack Gyllenhaal protagonizam esse cult movie.

FROST/NIXON (2008)

Direção: Ron Howard
Três anos depois de sua renúncia, o ex-presidente Richard Nixon convoca um jornalista inglês para dar entrevista exclusiva sobre Watergate. O filme mostra que no jornalismo se sabe como uma entrevista inicia, mas não como termina.

SPOTLIGHT – SEGREDOS REVELADOS (2015)

Direção: Thomas McCarthy
Vencedor do Oscar de melhor filme. Narra a história real das denúncias de pedofilia na Arquidiocese de Boston feitas pelos jornalistas investigativos do Boston Globe.

THE POST (2017)

Direção: Steven Spielberg
O Washington Post recebe documentos secretos sobre uma operação do governo e resolve publicar. A dona Kay Graham (Meryl Streep) e o editor Ben Bradlee (Tom Hanks) enfrentam uma batalha para fazer valer o direito à informação.

Por Marco Antônio Campos

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.