Lições de uma campanha eleitoral: a derrota do grupo Sarney

O livro narra a construção de uma campanha que interrompeu um ciclo de 50 anos de um mesmo grupo no poder e, mais que isso, é um autêntico manual com observações teóricas e práticas para quem quer trabalhar com marketing eleitoral.

Instados a responder se seria possível derrotar o grupo Sarney no Maranhão, é provável que no início do século a resposta fosse não. A campanha de 2010 ao governo daquele estado sugeriu uma mudança no cenário que se concretizaria em 2014 com a vitória de Flávio Dino do PCdoB.

Pois este livro mostra o passo a passo de como isso foi possível. Mais do que um registro de uma campanha e seus bastidores, o leitor encontrará aqui ensinamentos preciosos para qualquer campanha, de forma que temos uma espécie de guia para campanhas eleitorais consistentes, persuasivas e eficientes.

Fórmula infalível pode não existir, mas duas precondições marcam o ponto de partida para uma vitória eleitoral: um bom candidato e uma boa campanha. Onde um deles falha, as dificuldades podem ser insuperáveis.

A pré-campanha, a pesquisa, o planejamento, a análise da conjuntura, a construção da imagem, a preparação para os debates, a agilidade para reverter um quadro inesperado, as estratégias de linguagem, a preparação do candidato até mesmo para a espontaneidade: está tudo aqui apresentado descritiva, mas também analiticamente.

Juliano Corbellini, que acumula dezoito anos de experiência no seu ofício, lecionando, prestando consultorias ou coordenando campanhas, divide conosco neste livro as lições de uma campanha bem sucedida.

Lançamento: 28 de março de 2019 | quinta-feira | 18:30 horas

Chalé da Praça XV
Centro Histórico | Porto Alegre | RS

O autor:

Juliano Corbellini – Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, professor de Ciência Política e consultor de campanhas eleitorais há mais de 18 anos. Foi coordenador de marketing das campanhas de Flávio Dino ao governo do Maranhão em 2010, 2014 e 2018. Além disso, trabalhou na coordenação das campanhas de José Fogaça (prefeitura de Porto Alegre, 2004), Yeda Crusius (governo do Rio Grande do Sul, 2006), Manuela D’Ávila (prefeitura de Porto Alegre, 2008 e 2012), Edivaldo Holanda Junior (prefeitura de São Luís, 2012), Daniel Coelho (prefeitura de Recife, 2016), Jairo Jorge (governo do Rio Grande do Sul, 2018) e Eliziane Gama (Senado pelo Maranhão, 2018), entre outros.

Lições de uma campanha eleitoral: a derrota do grupo Sarney

104 páginas – Preço de lançamento: R$ 42,00

Editora: Tomo Editorial tomoeditorial.com.br tomo@tomoeditorial.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.