Lockdown: pesquisadores da UFRGS dizem  que medida não funciona e cientistas pedem revisão

O lockdown não diminuiu o número de mortes por Covid-19 em diversos países do mundo, incluindo o Brasil. É o que diz um artigo publicado na revista Scientific Reports, do grupo Nature,  escrita por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A pesquisa teve repercussão internacional ao afirmar  que comparando os lugares onde as pessoas passaram mais tempo em casa e aqueles que não o fizeram, o número de mortes de Covid por milhão de habitantes foi o mesmo. Os dados foram coletados de fevereiro a agosto de 2020 em 87 locais diferentes: 51 países, 27 estados e seis capitais no Brasil (Manaus, Fortaleza, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre) e três grandes cidades de outros países (Tóquio, Berlim e Nova York).

Segundo o estudo, a associação entre isolamento social e redução de óbitos nas áreas estudadas não foi significativa para mais de 98% delas. E em apenas 63 (1,6%) amostras do total de 3.741 combinações foi encontrada uma diferença relevante.

Após a publicação do artigo, pesquisadores que refizeram os cálculos enviaram comentários para a Scientific Reports, que aguarda uma resposta dos autores.

 Fonte: Folha de São Paulo

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.