Lugar de Mulher é na Logística

A VLI – empresa de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais – está entre as companhias que mais se empenharam em promover a diversidade, a inclusão e o estímulo à promoção de mulheres a cargos de liderança. O reconhecimento partiu da Pesquisa “Mulheres na Liderança 2021”, realizada pelo Instituto Ipsos e a ONG Women in Leadership in Latin America (WILL), em parceria com jornais e revistas do grupo Globo.

O levantamento tem como objetivo mapear, reunir e reconhecer as empresas com as melhores práticas para a ascensão feminina aos altos cargos das organizações. Em 2021 a pesquisa avaliou 138 empresas, de grande e médio porte, a partir da metodologia do Instituto Ipsos. Também foram reconhecidas as 21 organizações premiadas, divididas em 30 categorias.

“A diversidade é meta de toda a alta liderança, mas não está restrita a ela, sendo também compartilhada em vários níveis da nossa hierarquia. O legado da VLI está em treinar, desenvolver e acelerar carreiras femininas. Estamos convictos de que este é um fator fundamental na nossa missão de transformar a logística do Brasil”, afirma Rute Melo Araújo, diretora de Gente, Inovação e Sustentabilidade da VLI.

Equidade é prioridade

O respeito e a promoção da diversidade e da inclusão já integram a cultura da VLI. Em julho de 2020, a companhia tornou-se signatária do compromisso “Equidade é Prioridade”, uma iniciativa da Organização das Nações Unidas, estabelecendo uma meta mínima de 30% de mulheres em posições de alta liderança – a partir de gerentes ou cargos equivalentes – até 2025. A VLI atualmente já possui uma série de ações em curso para alcançar seus objetivos nesta esfera. Para o próximo ano, a companhia espera um percentual de público feminino em cargos de gerência, gerência-geral e diretoria quatro pontos percentuais superior ao registrado em 2021. Além disso, de 2017 a 2020, a participação de mulheres no total de contratações anuais passou de 17% para 31%. Em um ambiente historicamente dominado por homens, a VLI já soma 7,8 mil colaboradoras.

Na VLI, a cultura de diversidade e inclusão já se mostra desde os chamados programas de porta de entrada, como estágio e trainees. Em 2020, por exemplo, foi feito a seleção do Programa de Trainee mais diversa de todas as edições realizadas até então, com o ingresso de 54% de pessoas negras e 55% de mulheres. “Atualmente, 32% das pessoas que formam o banco de talentos da VLI são mulheres. Dentre as práticas e políticas de recrutamento e seleção hoje temos, nas fases finais, ao menos uma candidata mulher. Ou seja, há intencionalidade no recrutamento e divulgação exclusiva para contratação de mulheres”, complementa a diretora da VLI.

A companhia também trabalha no desenvolvimento de lideranças femininas por meio do programa Mentoras VLI. Criado em 2019, o programa de mentoria feminina já formou 63 mulheres entre mentoras e mentees. Em 2020, foram 22 novas mentees participantes e o número de mentoras saltou de 12, em 2019, para 27, em 2020. As mentoras que já ocupam cargos de liderança são preparadas para mentorear outras mulheres, mapeadas no processo de Carreira e Sucessão, para ocuparem cargos de liderança e, assim, contribuírem para o desenvolvimento e aceleração de carreiras.

Ainda neste ano foi lançado o Programa de Aceleração da Liderança Feminina, que atende 40 mulheres da VLI mapeadas como potenciais líderes. O programa trabalha conteúdos teóricos e práticos para o autoconhecimento e desenvolvimento da identidade de liderança das mulheres.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.