Lugar de mulher é na política, afirma a presidente nacional do Podemos

Deputada federal e presidente nacional do Podemos, Renata Abreu participou nessa segunda-feira (31) da primeira edição do Brasil de Ideias de 2022 – Especial Eleições. O evento, promovido pelo Grupo Voto, foi realizado em São Paulo. Para um público formado por executivos das maiores e mais importantes empresas em operação no Brasil, revelou como usou a matemática para transformar um partido nanico em uma sigla que reúne hoje a terceira maior bancada do Senado. A legenda fundada em 1995 pela empresária, advogada e pós-graduada em Direito Eleitoral tem ainda em seus quadros o ex-juiz federal Sergio Moro, que aparece em terceiro lugar nas pesquisas sobre intenção de voto para Presidência da República. Renata também falou da importância das mulheres se engajarem na política.

Filha do empresário e ex-deputado federal José de Abreu, Renata admitiu que não gostava de política. O exercício dessa atividade era considerada “coisa de homem” inclusive pelo pai da parlamentar. Acabou assumindo o comando do PTN quando o pai se afastou da política por causa do Alzheimer. Ela contou:

“O pai já estava mal de saúde. Ele tinha sido deputado há 12 anos. Aí eu precisei entender aquilo. Eu fui estudar, eu sempre fui muito estudiosa, sempre. Isso aqui é matemático, isso aqui eu sei. É a minha área. Comecei pela lógica fazendo um planejamento estratégico, que é minha área. A construção de um projeto político foi o primeiro passo. Naquela época o PTN não tinha nenhum deputado, fomos para quatro deputados federais nas eleições seguintes. A partir dali iniciamos um projeto de apresentar para o Brasil um novo movimento político.”

Renata falou das referências herdadas do pai e, claro, da mãe, a Dona Cristina Abreu, fundadora do Centro de Tradições Nordestinas em São Paulo:

“Meu pai sempre acreditou no Brasil. Tenho muito orgulho e muita referência do meu pai, assim como da minha mãe no trabalho social. Eu sempre falo que o grande sonho dos pais é deixar para os seus filhos uma história, em vez de uma herança.”

Sensibilidade para atuar na política

Renata Abreu também defendeu a maior participação de mulheres na política:

“A mulher é a grande cuidadora da sociedade, vocês sabem disso. Nós somos iguais aos homens perante a lei, mas no fundo quem acaba cuidando mais dos filhos? Quem cuida dos idosos? Dos enfermos? É natural. O olhar da mulher é mais sensível. Esse dom de cuidar também precisa estar presente na política.“

A CEO do Grupo Voto, Karim Miskulin, antecipou que o Brasil de Ideia Especial Eleições 2022 contará com a presença dos cinco principais candidatos à Presidência da República, além de candidatos aos governos dos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e dos presidentes nacionais das maiores legendas do país.

“Vamos ter um ano muito rico em debate e conteúdo. Ano importante para o Brasil discutir e fazer as melhores escolhas.”

O Brasil de Ideias é realizado pelo Grupo Voto há mais de dez anos. O objetivo da iniciativa é unir os setores público e privado para discutir e promover o desenvolvimento nacional.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.