Lula ameaça retaliação a deputados que assinaram pedido de impeachment

Membros do governo federal comunicaram que parlamentares da base aliada que assinaram o pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofrerão retaliações. O pedido foi protocolado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) e conta com 139 assinaturas, incluindo integrantes de partidos que compõem o governo como PP, União Brasil, Republicanos, MDB e PSD.

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou que ainda não sabe quais medidas serão tomadas como punição aos deputados. Entre as possibilidades está a perda de indicações a cargos regionais, o que é considerado essencial para que os parlamentares construam um grupo de apoio em seus estados.

Além disso, os deputados que assinaram o pedido serão menos atendidos pelo Executivo, o que também inclui emendas parlamentares. Entre os partidos da base aliada, União Brasil e Progressistas foram os que mais deram assinaturas ao pedido, com 17 e 14, respectivamente.

O pedido de impeachment contra Lula foi protocolado no dia 22 de fevereiro e acusa o presidente de crime de responsabilidade pelas falas comparando a ofensiva de Israel contra o Hamas com o extermínio de Judeus promovido pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

A abertura do processo depende do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que não tem prazo para analisar o pedido. Em caso de arquivamento da solicitação, pode haver recurso ao plenário.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.