Lula sofre primeira derrota no Senado

Igor Roque é vetado para o comando da Defensoria Pública da União (DPU) por maioria dos senadores

 

O Senado derrubou a nomeação do presidente Lula para a chefia da Defensoria Pública da União. Igor Roque, cuja indicação já havia sido aprovada pela CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania), enfrentou uma derrota por 38 votos a 35 no plenário do Senado na quarta-feira (25). Há meses, a Alta Câmara do Congresso havia adiado repetidamente a votação da indicação de Roque.

 

Até o final de 2022, a DPU era liderada por Daniel Macedo, que havia sido indicado para mais dois anos à frente da instituição pelo então presidente Jair Bolsonaro. Contudo, após assumir o cargo, Lula desfez a indicação e optou por apresentar uma nova nomeação. A mudança foi motivada pelo fato de que Macedo era considerado ligado ao bolsonarismo no Palácio do Planalto, levando o atual governo a retirar seu nome.

 

A partir de agora, a nomeação será arquivada. Devido ao sigilo garantido a esse tipo de votação, as decisões individuais dos senadores não são divulgadas. Essa é a primeira vez que o Senado rejeitou uma indicação feita pelo presidente Lula.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please enter comment.
Please enter your name.
Please enter your email address.
Please enter a valid email address.
Please enter a valid web Url.